PESQUISA NESTE SITE:

22 agosto 2016

RIO DE JANEIRO - Por que os atletas usam fitas no corpo?

Nos Jogos Olímpicos muitas coisas foram observadas;
Desde a performance dos jogadores até a estrutura do Rio de Janeiro


              Uma coisa que chamou a atenção nos jogos de 2008 e 2012, foi a fita de cinesiologia ou mais comumente chamada, fita Kinesio. Uma espécie de listra colorida no corpo dos atletas. 
              Mas você sabe o que elas são e como podem ajudar os atletas?


              Com base em um artigo publicado na Insider, existem diversas versões deste adesivo. Em 2008 e 2012, os atletas usavam especificamente a fita Kinesio Tex, criada por um quiroprata japonês em 1979. 

              Atualmente ela é considera a fita oficial das equipes dos Estados Unidos.

              Segundo o site da Kinesio, a fita alivia o desconforto e melhora a drenagem linfática. Eles também afirmam que quando colocada sobre os músculos, a fita reduz a dor e a inflamação, além de relaxar os músculos lesionados e cansados. 

              O site da KT Tape, diz que quando sua fita é aplicada, “fornece um suporte leve, que ajuda a permanecer ativo enquanto se recuperava de ferimentos. KT Tape possui um feedback neuromuscular (chamado propriocepção) que relaxa ou facilita disparos mais fortes de músculos e tendões”.

              Podemos observar grande parte dos atletas usando a fita, mas será que há algo realmente especial nelas? É um pouco difícil afirmar isso. 

              Segundo as pesquisas realizadas, não foi possível observar um grande benefício em seu uso. Os estudos feitos para analisar o uso da fita em pessoas com problemas musculoesqueléticos, não comprovou nenhuma melhora no quadro. 
              Quando testada em pessoas com condições crônicas que precisam de tratamento (na maioria das vezes não atletas), a fita também não fez efeito.

              Porém, segundo uma recente pesquisa no British Journal of Sports Medicine, a fita é superior ao mínimo de intervenção para o alívio da dor. Já com base em outros estudos, os pesquisadores descobriram que o uso da fita pode aumentar a amplitude do movimento em pequena escala, mas não há evidência sobre qual é a melhor fita. 
              Ao que tudo indica, o adereço causa uma pequena melhora em lesões.

              Mas se pensarmos bem, a escolha do produto pode ser bem lógica. Nas competições, cada detalhe é observado pelos juízes. Desse modo, mesmo que a fita ofereça um ligeiro alívio da dor ou pequena amplitude de movimento, ela é importante para os atletas.

              A fita também pode estar ajudando só pelo fato dos jogadores saberem que estão com ela. Pesquisas analisaram os benefícios do efeito placebo e descobriram que pessoas que pensam que foram medicadas com morfina ou cafeína sentem menos dor ou fadiga, mesmo que tenham apenas tomado pílulas de açúcar. 

“Quando os atletas acreditam que a fita pode melhorar seu desempenho, isso pode ajudar seu psicológico”
              Disse o professor de fisiologia Steve Harridge, em entrevista à Reuters, em 2012. 

              A confiança psicológica pode ser importante para que um atleta vença seu adversário.

              Com Informações de: JC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS