Pacientes precisavam se deslocar para fazer o tratamento em Montes Claros. De acordo com prefeito, a expectativa é que a ala oncológica fique pronta, no máximo, até o primeiro semestre de 2021.
Por várias ocasiões em dois anos, Acenilde Mendes da Silva fez o trajeto entre Porteirinha-MG e Montes Claros-MG com o objetivo de fazer quimio e radioterapia. Diagnosticada com câncer de mama, a professora passou por cirurgia e teve que dar sequência ao tratamento em outro município.
O deslocamento de pacientes oncológicos de Porteirinha-MG não será mais necessário com a implantação do serviço de oncologia na Santa Casa de Misericórdia e Hospital São Vicente de Paulo.
Segundo a prefeitura a obra terá início nos próximos dias e está orçada em R$600.000,00.
“No começo, eu ia de oito em oito dias. Depois, de 21 em 21, até o tempo ficar maior. Hoje, graças a Deus, eu preciso ir para Montes Claros de seis em seis meses. O estômago geralmente embrulha depois da quimio e quando é preciso viajar é complicado. Tem ainda a necessidade de esperar que todos os pacientes terminem para que voltem juntos”
Relata a professora.
De acordo com a prefeitura, em média, 450 pacientes oncológicos viajam constantemente para Montes Claros para sessões de quimioterapia e radioterapia.
“Depois de três anos de articulação, essa é uma conquista histórica. Os pacientes da microrregião da Serra Geral não vão precisar mais viajar quase 600 quilômetros para fazer tratamento. É bom para Montes Claros também, que vai desafogar uma parte do atendimento”
Explica o prefeito Silvanei Batista (PSB).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outros municípios também poderão direcionar pacientes com câncer para tratamento em Porteirinha, entre eles:
Catuti-MG,
Espinosa-MG,
Gameleiras-MG,
Mamonas-MG,
Mato Verde-MG,
Monte Azul-MG,
Pai Pedro-MG,
Riacho dos Machados-MG,
Serranópolis de Minas-MG,
Jaíba-MG,
Janaúba-MG,
Matias Cardoso-MG,
Nova Porteirinha-MG,
Verdelândia-MG.
Uma população de mais de 270.000 habitantes.
A gestão do serviço será de responsabilidade da Santa Casa de Montes Claros, que vai disponibilizar também o corpo clínico para atuação.
Segundo o município, também serão contratados profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos e fisioterapeutas.
De acordo com prefeito, a expectativa é que a ala oncológica fique pronta, no máximo, até o primeiro semestre de 2021.
“A construção desse centro para tratamento oncológico é uma benção, principalmente para aqueles pacientes que vão começar o tratamento agora ou já começaram há pouco tempo. São muitos exames, muitas consultas, então, muita correria. O que puder servir de alívio é ótimo!”
Comemora Acenilde.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável