PESQUISA NESTE SITE:

06 outubro 2020

JANAÚBA-MG - Tragédia da Creche Gente Inocente completa 3 anos

Creche fica em Janaúba-MG e foi incendiada por vigia no dia 5 de Outubro de 2017. Autor, três professoras e 10 crianças morreram. 'Eu vou levando, mas o dia 5 pra mim será uma data assim que... não vou esquecer nunca', desabafa a mãe.


                Há três anos, Valdirene do Santos Borges perdeu o filho Matheus na tragédia da Creche Gente Inocente em Janaúba-MG. Dez crianças, três professoras e o vigia Damião Soares dos Santos, que colocou fogo na unidade, morreram. Uma live em prol das vítimas foi realizada na Segunda-feira (201005). 

“A cada mês, a cada ano que passa eu fico imaginando como ele estaria. Eu vou levando, mas o dia 5 para mim será uma data assim que... não vou esquecer nunca”
                Diz entre lágrimas.

                Matheus estava com cinco anos e tinha o sonho de ser policial.

                Na época, a polícia informou que Damião Soares dos Santos, de 50 anos, jogou álcool nas crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo. Ele foi para a creche levando um atestado e cometeu o crime. 
                O vigia estava afastado do trabalho por motivos de saúde.

                E foi Valdirene quem ensinou uma lição para a professora Sanny Simanelle de Sá. No dia da tragédia, ela estava lecionando.

“A gente não tem oportunidade para o amanhã, a gente só tem o hoje, o agora. Eu tenho um filho e ela fala comigo assim: Tia, nós não temos o amanhã, nós só temos o hoje para falar o tanto que amamos os nossos filhos.”

Dia vai ficar marcado

                E as marcas do dia 5 de Outubro de 2017 também ficaram em quem atuou no socorro às vítimas.

“Realmente foi um dia muito triste, que vai ficar marcado na nossa carreira”
                Fala o sargento Willian Xavier Aguiar, do Corpo de Bombeiros.

“Eu não esperava que seria uma ocorrência tão relevante. Chegamos lá e nos deparamos com óbitos, várias crianças queimadas e com muita dificuldade. O pessoal todo comovido e ajudando”
                Lembra o soldado Dime Rafael Rodrigues.

                Movida pelo desejo de salvar as crianças, a professora Helley Abreu Batista sacrificou a própria vida para que a tragédia não fosse ainda pior. 
                Ela teve 90% do corpo queimado e morreu no hospital, horas depois.

'A conduta dela foi heroica'
                Diz delegado sobre professora que morreu em creche em Janaúba

“Diante daquela dor, de gritos e choros, ela se comoveu no momento. 
Às vezes não consigo nem imaginar, será que eu faria?”
                Diz Luiz Carlos Batista, viúvo da professora.


                A atitude heroica rendeu uma homenagem à professora, a creche passou por uma grande reforma e recebeu o nome dela.

‘Ficou marcado pelo resto da vida’

                Ruhan Emanuel Dias Barbosa era aluno da creche. 
                Ele tinha cinco anos, ficou ferido e precisou lutar para viver.

“Todo dia que eu olho para ele não tem jeito, pode ter três, quatro, cinco anos, que nunca vou esquecer. Ficou marcado pelo resto da vida. Eu aprendi a dar mais atenção, se eu já tinha atenção, agora tenho o dobro. Dou mais carinho, tento brincar ao máximo, porque sei que posso amanhecer morta amanhã”
                Fala a mãe do menino, Dayane Cristina Dias Cunha.

                Assim como Rhuan, Flávia também sofreu graves queimaduras. As chamas atingiram 80% do corpo dela, que tinha somente quatro anos na época.

“O que mais anseio hoje é o tratamento e a recuperação da minha filha, ver o corpinho dela como era antes”
                Diz Flávio Oliveira, pai da menina.

“Quando crescer vou ser médica para cuidar de bebê e de criança”
                Conta Flávia Nayara Dias Silva.

Sobre a live

                A live foi em Janaúba com artistas locais em memória dos 3 anos do incêndio na Creche Gente Inocente. A live em prol das vítimas ocorreu nesta Segunda-feira, às 20:00 horas, no canal cantor Cícero Billy Alves.

                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS