Expectativa é de que o corpo celeste passe a uma grande distância do planeta, algo como dez vezes a distância até a Lua.
Mais um grande asteroide deve passar próximo da Terra. Conforme alerta emitido pela Agência Espacial Americana - NASA, o corpo celeste denominado 2020 QL2 teria cerca de 120 metros de diâmetro e fará sua máxima aproximação da Terra.
O asteroide só foi descoberto há um mês. A expectativa ainda é de que ele passe a uma grande distância do planeta, algo como dez vezes a distância até a Lua, o que torna impossível ser visto a olho nu e até chega a dificultar seu acompanhamento.
No dia 16 do mês passado, um asteroide de tamanho semelhante ao de um pequeno automóvel, chamado de 2020 QG, esteve muito mais próximo, a apenas 2.950 quilômetros do planeta, uma distância curta em termos proporcionais.
Para a NASA, isso significa que este é o asteroide que esteve mais próximo do globo sem atingi-lo. Apesar da pouca distância, ele não teria atingido a superfície da Terra, porque teria se dissipado na atmosfera e apenas resíduos cairiam no planeta.
Apesar do grande destaque dado a esse tipo de atividade de asteroides, a NASA observa que a chance de um objeto atingir a crosta terrestre é de menos de 1% em um ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável