PESQUISA NESTE SITE:

30 agosto 2020

BELO HORIZONTE-MG - TJMG comemora Dia Nacional do Voluntariado com entrega de doações

Recuperandas da APAC de Belo Horizonte recebem kits com itens de higiene pessoal.


               Campanha feita pelo Núcleo de Voluntariado do TJMG e COMSIV arrecadou produtos de higiene nas unidades da Justiça que foram doadas às recuperandas da APAC de BELO HORIZONTE-MG.

               No Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta Sexta-feira (200828), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG entregou doações para mulheres que cumprem pena na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC de Belo Horizonte-MG, localizada no Bairro Gameleira.


               A ação solidária foi organizada pelo Núcleo de Voluntariado do TJMG e pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - COMSIV. Centenas de produtos como xampus, hidratantes, condicionadores, absorventes, desodorantes, sabonetes, cremes dentais e escovas de dentes foram arrecadados em diversas unidades da Justiça na capital mineira. Foi o primeiro dia de entrega dos kits de higiene pessoal - a campanha recebe doações até 18 de Setembro.

               O coordenador-geral do Novos Rumos, desembargador Antônio Armando dos Anjos, ressaltou a importância da solidariedade no acolhimento das recuperandas

               Para o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, ser voluntário é um ato de generosidade. 

"O serviço público já oferece uma oportunidade ímpar de doação. O trabalho voluntário está um passo adiante, pois doa mais que a obrigação"
               Ressaltou. 

"Acredito que nosso núcleo de voluntariado estimula a generosidade de todos nós. É um caminho sem fim e cada vez mais amplo."

               O desembargador aposentado Antônio Armando dos Anjos, coordenador-geral do Programa Novos Rumos, disse que o voluntariado no sistema prisional é de extrema importância para a humanização da pena. 

"A presença de voluntários é superimportante, já que as pessoas privadas de liberdade ficam bastante isoladas. As ações solidárias resgatam a autoestima e proporcionam esperança"
               Destacou o magistrado


Respeito

               A presidente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luiza de Marilac, destacou a necessidade de dar às recuperandas a chance de "fazer diferente"

               A desembargadora Maria Luiza de Marilac, presidente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, entregou pessoalmente 150 kits de higiene pessoal para as recuperandas da APAC de Belo Horizonte e fez um discurso bastante afetuoso.

"Cada uma das apaquianas cometeu erro, sim, mas são seres humanos que merecem respeito, amor e carinho e que podem ter uma chance para se recuperar e fazer diferente. E o método APAC consegue e tem provado isso em todas as suas unidades, com alto índice de recuperação"
               Disse a desembargadora.

               Para a magistrada, é necessário que mais voluntários abracem a causa em prol da ressocialização das mulheres que se encontram nas APAC. Maria Luiza de Marilac citou uma convocação do papa Francisco

"Encontrar a coragem de abrir espaços onde todos possam sentir-se chamados a permitir novas formas de hospitalidade, de fraternidade e de solidariedade".

               Além da desembargadora, estiveram presentes na entrega das doações o coordenador-geral do Programa Novos Rumos, desembargador Antônio Armando dos Anjos; o coordenador executivo do programa, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos; e o presidente da APAC de BH, Marcelo Costa.


Dia nacional

               No Brasil, o dia 28 de Agosto foi instituído como o Dia Nacional do Voluntariado - DNV, por meio da Lei 7.352, de 1985, sancionada pelo então presidente José Sarney. A partir de então, as entidades que trabalham com voluntários celebram a data anualmente.

               O Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - NV TJMG foi instituído pela Portaria Conjunta 543-PR-2016

               Os objetivos do núcleo são contribuir para a consolidação da "Rede de Voluntariado'' do Estado de Minas Gerais, promover a disseminação da cultura do voluntariado no Poder Judiciário mineiro e, ainda, coordenar as práticas de voluntariado no âmbito do Judiciário mineiro.

Voluntariado no TJMG

               A desembargadora Maria Luiza de Marilac assumiu a presidência do Núcleo em Dezembro de 2018, quando estreitou relações com o Programa de Voluntários das Nações Unidas - UNV e deu prosseguimento ao mapeamento das ações de cunho voluntário em prol de causas humanitárias, institucionalizadas ou não, realizadas por magistrados e servidores da Justiça em todas as comarcas do estado.

               Nestes dois anos, os voluntários da Corte mineira atuaram nas mais diferentes frentes, como a assistência aos atingidos pelas chuvas intensas deste ano, pessoas em situação de rua, quilombolas, recuperandos das APAC, entre outros.


Composição

               O presidente da APAC-BH, Marcelo Costa
               O juiz Luiz Carlos Rezende e Santos
               A desembargadora Maria Luiza de Marilac Alvarenga Araújo; 
               O desembargador Antônio Armando dos Anjos.

               Integram o Núcleo de Voluntariado do TJMG, sob a presidência da desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo:
 
               A juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças do Couto

               O juiz auxiliar da 1ª Vice Presidência, Rodrigo Martins Faria

               O juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Murilo Silvio de Abreu

               O juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos Freitas Véras

               A juíza auxiliar da Corregedoria, Roberta Rocha Fonseca

               O juiz auxiliar da Corregedoria, Carlos Márcio de Souza Macedo

               O juíza titular da 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Ribeirão das Neves-MG, Lívia Lúcia Oliveira Borba

               A juíza titular da 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, Cláudia Helena Batista;

               O juiz de titular da 23ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes.

               Também fazem parte os servidores: 
               Geraldo Majela de Assis Pereira, da Gerência de Saúde no Trabalho - GERSAT;
 
               João Victor Silveira Rezende, da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional - SEPLAG;

               Mariana Alves de Brito Magalhães, da Assessoria de Comunicação Institucional - ASCOM;
 
               Marianna Vieira Rodrigues Maciel, da Assessoria Técnico-Jurídica dos Juízes Auxiliares da Corregedoria - ASFIJ

               Mônica Alexandra de Mendonça Terra e Almeida Sá, da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas - DIRDEP

               Marília Miranda de Almeida, do Núcleo de Desenvolvimento de Competências Humano-Sociais - NUDHS.

               Com Informações de: @
TJMG - BELO HORIZONTE-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS