RESUMO DA 16ª REUNIÃO ORDINÁRIA
Clicando no nome do vereador, você será direcionado ao momento exato no vídeo em que o parlamentar faz o pronunciamento citado.
Com a ausência dos vereadores Tião do Rodo (PATRIOTA) e Silas Professor (PRB), devidamente justificados, teve início a 14ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Unaí-MG - CMU.
Professor Diego (CIDADANIA):
Apresentou requerimentos de sua autoria solicitando o plantio de árvores, instalação de bebedouros em locais públicos, instalação de quebra-molas, recapeamento de ruas.
Ilton Campos (SDD):
Apresentou solicitação de auxílio emergencial para as famílias economicamente afetadas pelo Covid 19. O vereador aproveitou seu tempo de fala para comentar o ofício a ele endereçado acerca de processo na justiça.
Em seguida solicitou patrolamento em estradas rurais.
Carlinhos do Demóstenes (CIDADANIA):
Apresentou requerimento que solicita recapeamento da estrada que dá acesso ao Bairro Jardim Amaral, uma equipe de Saúde da Família no mesmo bairro e a conclusão do canteiro central e o plantio de árvores no Bairro Cabo Verde.
Valdmix Silva (PSDB):
Andréa Machado (CIDADANIA):
Apresentou moção de pesar com os familiares da senhora Paulita Morato de Andrade Alves.
Eugênio Ferreira (SDD):
Solicitou a construção de bueiros em rua do Bairro Mamoeiro, e uma manifestação de pesar pelo falecimento da senhora Maria de Fátima Pinto Coelho.
Olimpio Antunes (DEM):
Apresentou moção de pesar pelo falecimento do senhor Sebastião Neves Correia.
O vereador demonstrou sua preocupação com a situação dos trabalhadores de nosso Município diante deste período de pandemia e citou vários casos de pessoas desempregadas e empresas que estão demitindo ou colocando seus funcionários em férias sem remuneração.
Falou sobre o retorno às aulas de forma virtual em Unaí. Ele também mencionou as dificuldades técnicas encontradas por alguns professores, se solidarizou com a causa e apresentou sugestões para que este problema possa ser resolvido.
Um áudio compartilhado nas redes sociais foi comentado pelo vereador. Segundo o vereador, trechos de uma conversa entre ele e outra pessoa foram cortados e divulgados “de forma maldosa por pessoas mal intencionadas”.
Ele também comentou acusações feitas contra outros vereadores e foi aparteado pelo vereador Olimpio Antunes (DEM).
Olímpio, por sua vez falou sobre uma estrada que passa próxima à fazenda onde mora.
Retornando, Paulo Arara (PSD) continuou falando sobre os problemas das redes sociais e que a origem do áudio divulgado teria “mais de 70 dias”. Paulo também foi aparteado pelo vereador Professor Diego (CIDADANIA), que disse ter compartilhado o referido áudio por ter interpretado que se tratava de algo “positivo mas que, ao ser mal interpretado, foi para o lado negativo”.
Paulo Arara encerrou pedindo aos pré-candidatos que foquem em seus trabalhos e se lembrem de que os políticos são pessoas comuns e têm famílias. O último a apartear foi o vereador Ilton Campos (SDD), que falou sobre uma visita feita por ele e pelo vereador Eugênio Ferreira (SDD) à Secretaria de Educação. Iltom Campos expôs que o motivo que os levou esta visita foi a preocupação com a aglomeração dos professores e monitores nas escolas municipais.
Ele queixou-se porque, segundo ele, o secretário municipal de educação disse que não iria recebe-los. Ilton Campos (SDD) também disse que a melhor alternativa seria deixar que os funcionários trabalhassem em casa e citou casos de alguns funcionários da Câmara Municipal.
Ao final ele fez acusações contra o chefe do Poder Executivo.
O vereador Ilton Campos (SDD), em tempo próprio, questionou ao Presidente da Câmara sobre os funcionários que estão trabalhando em casa e fez diversas acusações ao Presidente da Câmara e ao Chefe do Poder Executivo.
O vereador Eugênio Ferreira (SDD) disse estar preocupado com as pessoas que perderam seus empregos e com uma possível sobrecarga no sistema de saúde devido a um aumento de casos de infectados pela Covid-19.
Eugênio também comentou sobre sua visita à secretaria de saúde.
Ele afirmou que teve receio de ir, mas que que o motivo da visita era sua preocupação com a situação dos professores e funcionários da educação.
Entretanto, segundo Eugênio, o secretário de educação se recusou a recebe-los. Eugênio disse que algumas escolas não possuem as condições necessárias para a transmissão ao vivo. Segundo ele, também houveram aglomerações de professores nas salas de aula e de reuniões.
O vereador disse estar propondo alternativas para resolver estes problemas. Ele foi aparteado pelo vereador Ilton Campos (SDD), que questionou a falta de estrutura das escolas. Ilton também falou sobre a atitude de alguns pré-candidatos a vereador em Unaí e encerrou abordando o tema da visita à Secretaria de Educação.
Retomando a palavra, Eugênio Ferreira (SDD) afirmou ter vídeos que comprovam aglomeração de pessoas e apresentou denúncias recebidas em sua rede social. Ele terminou fazendo um apelo ao Presidente da Câmara para que o Poder Legislativo possa se unir à força tarefa contra o Coronavírus.
O Presidente da Câmara, vereador Paulo Cesar Rodrigues (DEM) lembrou a todos que “todas as solicitações feitas por escrito foram respondidas” e pediu aos colegas que, caso tenham alguma reclamação com relação à administração da Câmara, que o façam por escrito.
Ele também comentou sobre as mensagens disseminadas nas redes sociais.
“Nenhum fracasso irá promover o seu sucesso”
Paulo também lembrou a todos que os vereadores que ali estão têm o privilégio de representar o Povo, mas que “toda autoridade vem de Deus” e que, após o mandato, “cada um vai colher o que plantou”.
Da tribuna, falou o vereador Valdir Porto (CIDADANIA) esclarecendo o que ele chamou de “boatos contra o Procon Câmara de Unaí”.
Valdir disse que o PROCON não tem poder de fiscalização porque está vinculado ao Poder Legislativo.
Também falou sobre a estrutura e o pessoal do PROCON, agradeceu ao Ministério Público por todo apoio dado ao órgão e lembrou a todos que ele atende a mais de 12 cidades do entorno de Unaí. O vereador também falou sobre estatísticas citando as empresas que receberam maior número de reclamações e o número de atendimentos feitos no ano de 2019.
Com Informações de:
CMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável