2.128 leitos de terapia intensiva, 240 leitos clínicos e 334 equipes do SAMU de 244 cidades de Minas Gerais receberão pranchas de comunicação alternativa para pacientes com Covid-19.
Com o avanço da pandemia de Covid-19 no estado de Minas Gerais, avança também o numero de internações em leitos clínicos e leitos de terapia intensiva. Cerca de 80% dos pacientes que dão entrada no Sistema Único de Saúde - SUS com sintomas da doença recebem o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde - UPAS, no entanto, 20% dos pacientes necessitam de cuidados hospitalares e alguns casos de intubação para ventilação mecânica.
As características respiratórias da doença, a necessidade de intubação, em alguns casos, e até mesmo o uso essencial de Equipamentos de Proteção Individual - EPI, tanto por pacientes quanto por equipes de saúde, pode deixar a comunicação vulnerável.
Pensando em uma maneira de leva ainda mais humanização no atendimento e facilitar a comunicação entre pacientes e equipes de saúde, o Conselho Regional de Fonoaudiologia - sendo a Fonoaudiologia a ciência responsável pela comunicação humana - com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, estão instrumentalizando 2.128 leitos de terapia intensiva, 240 leitos clínicos e 334 equipes de Serviço de Atendimento de Urgência Móvel - SAMU de 244 cidades de Minas Gerais com pranchas formadas por símbolos pictográficos e alfabeto-números para possibilitar a comunicação a quem se encontra impossibilitado de realiza-la via oral.
Inicialmente, o projeto tem como objetivo proporcionar a comunicação aos pacientes em tratamento de Covid-19, no entanto, o projeto visa auxiliar a todos os pacientes, em tratamento de qualquer enfermidade, que se encontrar em vulnerabilidade comunicativa.
O projeto gráfico é de autoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com a parceria da Isaac Brasil - Capítulo brasileiro da International Society for Augmentative and Alternative Communication e já foi traduzido e implantado em país como Espanha, França e Itália.
Os hospitais da rede SUS no estado de Minas Gerais receberão os kits com duas pranchas, um manual básico de uso e uma carta de apresentação e solicitação de implantação do projeto assinada pelo subsecretário de políticas e ações em saúde do estado, Marcílio Dias Magalhães e pelo presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Raimundo Neto.
Isadora Dantas - Assessora de Comunicação - Conselho Regional de Fonoaudiologia 6ª Região.
Com Informações de:
TJMG - MINAS GERAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável