A secretária de Saúde, Denise de Oliveira, preocupada com o avanço do número de casos de Dengue em Unaí-MG, até a semana passada foram confirmados 38 Casos positivos, conclama a população a receber e abrir as portas para os agentes que estão na linha de frente nas medidas de prevenção e combate à Dengue.
Eles estão trabalhando diariamente neste enfrentamento.
Denise explica que os agentes estão orientados a abordar os moradores, com segurança sanitária, do lado de fora das residências, mas precisam entrar, especialmente nos quintais, para eliminar criadouros do mosquito ou mesmo para aplicar larvicida.
Fumacê
Quando há casos de dengue, alguns logo pedem a providência do fumacê. Porém, a secretária explica que o veículo pertence ao estado, e só é liberado pela Secretaria de Estado de Saúde em casos de epidemia na cidade.
Enquanto a situação se mantém sob controle, o bloqueio de casas e quarteirões onde ocorrem casos positivos de Dengue é feito com pulverização de inseticida por bombas costais. Fumacê, portanto, só pode ser acionado diante de um excesso de casos positivos notificados.
Somente nessa situação, o município aciona o Estado e aguarda a liberação do veículo.
O supervisor de combate a endemias da Secretaria de Saúde - SESAU, Daniel Santos, lembra que o fumacê é o último recurso adotado pelas autoridades no combate à Dengue.
Ele explica que o inseticida pulverizado nas ruas pode provocar reações em crianças, idosos ou pessoas com problemas respiratórios. E ainda pode ser prejudicial à saúde de plantas, insetos (como abelhas, borboletas, vaga-lumes) e outros animais, como cães e gatos.
Portanto, fumacê só em último caso.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável