Os médicos do Tele-Atendimento, que orientam sobre o Covid-19, também tiram dúvidas sobre outras doenças e até dão apoio emocional às pessoas que estão fragilizadas pelo isolamento social, diz a secretaria de Saúde.
O 3677-4988 foi concebido pela Secretaria Municipal de Saúde de Unaí-MG com a finalidade de tirar dúvidas da população sobre o Coronavírus, causador da Covid-19, e para o cidadão relatar os sintomas que esteja sentindo.
Acontece, porém, que o médico do outro lado da linha está fazendo muito mais que isso: além de tirar dúvidas sobre Coronavírus e fazer a triagem de pacientes com sintomas gripais para o atendimento domiciliar, o médico do teleatendimento está respondendo a dúvidas sobre outras doenças e até dando apoio emocional para pessoas fragilizadas por este momento difícil.
“Estamos atendendo pessoas com muita ansiedade. Algumas chorando, com medo de ser infectadas pelo vírus, outras muito afetadas pelo isolamento social”
Conta o médico Rodrigo Andrade, que atua no tele-atendimento, numa parte do dia.
O isolamento social, segundo ele, está afetando “o emocional” principalmente de pessoas idosas, que se queixam da falta que sentem dos filhos e netos. “Alguns ligam, chorando. Damos uma palavra de consolo”, observa Dr. Rodrigo.
O outro médico atendente do tele-atendimento é o Dr. Wyller Fantini.
O serviço de tele-atendimento médico funciona há cerca de 15 dias, das 07:00 às 17:00 horas.
O atendimento é o principal responsável pela triagem de pacientes por telefone e, por consequência, pelo envio de uma equipe médica volante para uma visita domiciliar a pacientes acometidos por sintomas gripais ou até quadros de pneumonia.
Casos graves, que exigem a presença de um médico na casa do paciente, são principalmente falta de ar, desconforto no peito, febre alta e forte dor na garganta. Atender o paciente em casa é uma forma de evitar a ida ao Pronto Atendimento - PA, do Hospital Municipal de Unaí-MG - HMU, que deve atender somente casos de urgência e emergência, e ainda casos suspeitos de Covid-19 que precisam ficar isolados.
“Quando o caso é grave, pedimos uma ambulância para transportar o paciente direto para o Hospital Municipal”
Explica Dr. Juliano Machado, responsável pela equipe médica volante. Alguns casos, principalmente de pneumonia, já foram encaminhados. Outros, no entanto, por se tratar de amigdalites, faringites, o médico faz o atendimento na hora e já prescreve o medicamento.
Detalhe: Dr. Juliano anda munido com o bloco de receitas.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável