Junto com o serviço de Tele-Atendimento Médico, e para trabalharem em sintonia fina, a Secretaria de Saúde Municipal de Unaí-MG criou a equipe médica volante, para fazer o atendimento domiciliar de casos suspeitos de Covid-19.
Os casos atendidos pela equipe volante, formada por médico e enfermeiro, são triados antes pelos médicos do teleatendimento. Além dos casos triados por telefone, a equipe volante atende, em casa, os casos suspeitos detectados nas barreiras sanitárias.
Formadas por profissionais de saúde nas rodovias de entrada da cidade, com apoio da Policia Militar, as "barreiras" param os veículos, medem a temperatura dos viajantes e fazem um inquérito, numa busca direta a casos suspeitos.
“Estamos acompanhando em casa também os pacientes com síndrome respiratória aguda, com pneumonia ou com falta de ar, e depois que recebem alta hospitalar”
Revela Dr. Juliano Machado, responsável pela equipe volante. Um dos casos atendidos é de um senhor que chegou à Casa de Passagem com pneumonia. O caso foi descoberto e a equipe volante encaminhou o paciente para o hospital, para iniciar logo o tratamento.
Porém, a maioria dos casos atendidos pela equipe volante, relata Dr. Juliano, trata-se de quadros de amigdalites, faringites e outras infecções “mais leves” , se comparados a pneumonias ou mesmo à Covid-19.
Profissionais de Saúde
Outro grupo que está sendo acompanhado de perto, segundo Dr. Juliano, são os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente no combate às doenças.
“Estamos acompanhando com muita atenção, principalmente os profissionais que trabalham em Unaí e em Brasília-DF”.
Ele explica que qualquer estado gripal é hoje tratado como suspeito, conforme determinação da Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais. Casos mais graves, com sintomas acentuados, são encaminhados para exames.
Para evitar baixas no quadro dos profissionais de saúde, eles começarão a ser submetidos a testes rápidos para a Covid-19, com resultado em até três dias.
“A pessoa apresenta algum sintoma, mas o resultado deu negativo para o coronavírus, em três dias pode voltar a trabalhar. Neste momento, não podemos perder a massa de trabalho no setor de saúde.
É mão de obra necessária neste momento”
Ressalta Dr. Juliano.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável