PESQUISA NESTE SITE:

13 abril 2020

UNAÍ-MG - Depois das chuvas, Prefeitura quer que população realiza limpeza seletiva


                  Onde choveu, cresceu o mato, espalhou a terra, sujou a cidade. A hora agora é de capinar, roçar, rapar, limpar. Limpar principalmente sarjetas e meios-fios. Lotes do município e áreas públicas também são focos de atenção da Prefeitura Municipal de Unaí-MG.

                 Com esse intuito, servidores da Secretaria de Obras estão intensificando os serviços de limpeza, operação iniciada na manhã desta Segunda (200413), pelo Bairro Bela Vista, região acima da Escola Delvito Alves.

                 Enquanto faz a limpeza de áreas públicas, a Prefeitura espera que os particulares também façam sua parte. Depois de limpos os ambientes, vai chegar a vez de levar o material descartado para o aterro, que fica atrás da Serra do Taquaril.


“Não adianta o cidadão limpar sua casas e jogar restos de material inservível em lotes vagos, beiras de rodovias, de córregos ou outros pontos da cidade, porque aí o problema da sujeira pública continua”
                 Observa o secretário de Obras, Durval Mendonça.

                 Para o secretário, o correto a se fazer (e ajudar a limpeza pública municipal) é descartar os “restos de limpeza” no aterro da prefeitura, atrás da Serra do Taquaril. Lá devem ser descartadas sobras de material de poda e capina, assim como entulhos da construção civil e restos de material de demolição.

                 Durval concorda que, ao contratar um serviço de frete para descartar os diversos materiais, o contratante deve orientar o fretista (donos de carroça, caminhonete, caminhão) a descartar o material no aterro e não jogar (restos) em locais públicos, ou em “qualquer lugar”. Ao manter a cidade limpa, o ambiente fica mais agradável e a saúde pública agradece.


Ecopontos para entrega de 'Restos Inservíveis'

                 O aterro atrás da serra recebe o lixo doméstico, coletado diariamente, que é aterrado e compactado, e ainda possui células separadas para receber material de poda, capina e restos da construção civil. Cada qual separado do outro. 

“Fica um funcionário lá que pode orientar onde deve ser descartado cada material”
                 Explica Durval.

                 A maior parte de materiais, objetos e equipamentos velhos e inservíveis não devem ir para o aterro. Possuem seus pontos de entrega (ou ecopontos). 

                 Eletroeletrônicos inservíveis (todo objeto ou equipamento que liga em tomada), pilhas, baterias, lâmpadas, garrafas e embalagens de vidro devem ser entregues em ecoponto que funciona na Rua Filadesfo Sousa Pinto, 141, atrás da SUPRAN, no Bairro Nova Divineia.

                 Pneus inservíveis também têm seu ponto de entrega. O galpão da Associação dos Revendedores de Pneus de Unaí - AREPU que se localiza na Rua Guainumbi, 61, Bairro Kamayurá.

                 Papel, papelão, plástico, latinhas, garrafas pet entram no rol dos recicláveis, que possuem duas entidades de coleta na cidade: a Associação Recicla Unaí - AREUNA e a Cooperativa de Reciclagem de Unaí - COOPERUNA.

                 Para manter a cidade limpa, o cidadão pode ajudar, limpando e descartando os "restos" adequadamente nos locais corretos. 
                 Tudo o que “sobra ou resta”, Unaí-MG já tem um lugar próprio para receber.

                 Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS