PESQUISA NESTE SITE:

26 março 2020

UNAÍ-MG - Prefeito Branquinho informa que Qualquer caso de Gripe será Considerado "Suspeito para o Coronavírus"



                Conforme publicação numa página que trás o nome da Prefeitura Municipal de Unaí-MG, foi divulgado a mudança de classificação se deve ao fato de os sintomas da Covid-19 serem idênticos aos da gripe comum e de a transmissão do novo Coronavírus agora ser “comunitária”, ou seja, espalhada por todo o Brasil.

                Com a nova classificação estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde, os boletins epidemiológicos emitidos diariamente pelo Comitê Municipal de Contingenciamento de Saúde também sofrerão alterações: trarão a partir de agora, diariamente, números relativos a casos suspeitos, casos confirmados, casos descartados e óbitos.

                Com a notificação de gripes comuns como casos suspeitos, haverá aumento significativo nos números, a partir desta Quinta-feira (200326). Tal situação, porém, não deve causar pânico. 

“Os sintomas da gripe são idênticos aos sintomas da Covid-19. Por isso, se a pessoa estiver com sintoma de gripe deve seguir as orientações já repassadas”
                Afirma a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Adriane Araújo. Segundo ela, a diferença entre gripe comum e Covid-19) está na maior rapidez com que o Coronavírus se espalha.

Orientações

                Para quem está com sintomas de gripe, as orientações são as mesmas: ficar em casa em isolamento, de preferência num quarto sozinho, e não sair de casa. Usar máscara ao sair do quarto para outras dependências da casa e sempre lavar as mãos bem lavadas, com água e sabão.

                Em caso de agravamento dos sintomas, com aumento de febre, tosse persistente e falta de ar, procurar o serviço médico. 

“A pessoa que está com sintomas de gripe vai fazendo seu próprio monitoramento em casa”
                Orienta Adriane. 

                Sair de casa para procurar serviços médicos só em casos de agravamento dos sintomas, para evitar disseminação e contágio.

                Para a coordenadora, o momento é de não espalhar o pânico. 

“Das pessoas infectadas pelo coronavírus”
                Explica Adriane

“90% vão apresentar quadro de sintomas leves. Quem pode apresentar quadros graves são pessoas de saúde mais frágil. 
Essas precisam ficar mais isoladas”.

                Os casos mais graves, no entanto, serão encaminhados para o exame específico de testagem para Coronavírus, com prescrição médica. Mas, de acordo com autoridades sanitárias, só serão submetidos ao teste as pessoas acometidas pelos sintomas graves. 

“Porque ainda não há testes disponíveis para todo mundo”
                Explica Adriane.


                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS