PESQUISA NESTE SITE:

29 agosto 2019

UNAÍ-MG - Prefeito Municipal busca junto ao INCRA nacional a solução para a falta de água nos assentamentos


                O assunto foi tratado pelo prefeito Branquinho, na tarde da Terça-feira (190820), (divulgada à população apenas nesta Quinta-feira (190829)), diretamente com Dougmar Nascimento das Mercês, atual Diretor Nacional de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos em Unaí-MG.

                O prefeito iniciou fazendo referência ao quanto é difícil para os assentados esse período da seca, onde, tanto pessoas, quanto os “animais de criação” sofrem com a falta d´água.

                Branquinho disse:
“A prefeitura ajuda, na medida do possível. São vários caminhões pipas que socorrem os assentados nesse período.

No ano passado compramos algumas 'carretas pipas' com dinheiro da prefeitura mesmo, e cedemos para alguns assentamentos, mas só isso não é suficiente, eles precisam de água na porta de casa”.


Problemas no acordo de cooperação com o INCRA

                Branquinho disse ao diretor Dougmar, sobre a expectativa que se criou no ano passado, de que o INCRA repassasse para Unaí em torno de um milhão de reais para serem investidos na recuperação de estradas, o dinheiro nunca veio.

                Um outro problema, disse o prefeito, é referente ao termo de cooperação para fornecimento de água a 14 Assentamentos Agrários em Unaí
                São Pedro Cipó
                Curral do Fogo
                Boa União
                Campo Verde
                Estrela Guia
                Forestan Fernandes
                Jiboia
                Santa Marta
                Menino Jesus
                Santa Clara/Furadinho
                Brejinho
                José Ribamar
                Barreirinho
                São Miguel.

                O Prefeito informou que a Prefeitura fez um projeto aprovado pelo INCRA, que forneceria 23.250 tubos de 50 mm, 30 caixas d´água de 500 litros e 510 hidrômetros.

                No entanto, o INCRA entregou apenas 2.598 tubos de 50 mm. 
                Não entregou as caixas d´água, e também não entregou os hidrômetros.

                O INCRA também fez uma alteração no projeto, sem anuência da prefeitura. E entregou 11.416 tubos de 32 mm.

                Os técnicos da prefeitura, desaconselham a utilização desses tubos de 32 mm para rede mestra, alegam com o aval do SAAE, que são muito finos e inadequados para esse fim.

O INCRA não tem dinheiro

                O diretor do INCRA Dougmar perguntou ao prefeito, que solução que ele via, o prefeito então propôs:

1) – Pediu ao Incra para entregar as caixas d´água previstas no projeto, os hidrômetros e a quantidade correta dos tubos de 50 mm.

                Em reposta, o diretor disse que isso seria impossível, pois o INCRA não tem orçamento para esse fim, indagou se teria mais alguma sugestão.

2) – O prefeito indagou sobre a possibilidade do INCRA utilizar algum instrumento jurídico administrativo e doar esses canos para a prefeitura instalar nos assentamentos.

                O diretor também informou não haver possibilidade, pois não há previsão legal de repasse desse patrimônio nessa condição.

                O prefeito fez questão de mostrar sua preocupação com a impossível futura prestação de contas desse Termo de Cooperação. Pois os bens nele previstos não foram entregues a Unaí. Como comprovar isso perante o Tribunal de Contras e outros órgãos?

                Branquinho informou ter recomendação dos técnicos da Prefeitura, para não usar os tubos, pois é certeza de problema na futura prestação de contas. O prefeito foi aconselhado a cancelar o convênio e devolver os tubos.

“Eu não posso usar esses tubos e colocar uma corda no meu pescoço, já que o INCRA não pode completar a entrega para a completa execução do projeto, o jeito vai ser devolver”
                Disse o prefeito Branquinho.


Novos Projetos

                Na manhã da última Quarta-feira (190821), o prefeito Branquinho já chamou os técnicos da prefeitura, narrou o ocorrido na reunião, pediu para providenciarem a burocracia necessária para devolução dos canos, e elaboração de novos projetos completos.

                O prefeito disse que há alguns poços artesianos perfurados no município, mas não tem bomba, nem caixa d´água, é pra fazer esse levantamento.

“Vamos ver se com dinheiro da Prefeitura mesmo podemos fazer os projetos de captação de água para esses 14 (quatorze) assentamentos. 

E para mais alguns assentamentos que passam pelo mesmo problema. Hoje a prefeitura já gasta muito dinheiro para atendê-los com água nos caminhões pipas, vamos fazer um esforço maior e viabilizar a água encanada com dinheiro da prefeitura mesmo”
                Finalizou o prefeito. 

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS