Expectativa é de calor durante dia e pancadas de chuva no fim da tarde e noite até próximo Domingo (10). Ventos chegaram a 64 km/h nesta Segunda-feira (04).
Moradores do Distrito Federal foram surpreendidos no começo da tarde desta Segunda-feira (191104) com pancadas de chuva forte, depois de uma manhã ensolarada e de alta temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, até Domingo (191110), a expectativa é de calor durante o dia e pancadas de chuva no fim da tarde e durante a noite.
De acordo com o meteorologista do INMET, Olívio Bahia, apesar de serem chuvas rápidas, não se deve descartar a possibilidade de raios e ventos fortes.
“Durante a chuva, aqui na estação, nós registramos ventos de 64 quilômetros por hora."
A chuva desta segunda-feira fez estragos em áreas do DF. Na Asa Norte-DF, a força do vento derrubou uma árvore que caiu em cima de três carros, que estavam estacionados na quadra 709.
Os donos de dois carros contaram que trabalham na quadra e estavam cochilando dentro dos veículos, na hora. Eles não se machucaram, mas precisaram sair pelo porta-malas.
No Recanto das Emas-DF e no Noroeste, moradores registraram o temporal.
Teve até chuva de granizo.
Semana de 11 a 17 de Novembro será chuvosa
Já na próxima semana, o calor diminui e começa, oficialmente, a temporada de chuvas no Distrito Federal, afirma o INMET.
"A partir do dia 11 de novembro, até dia 17, a previsão é de tempo chuvoso. As temperaturas caem e a chuva será contínua."
Segundo o meteorologista Olívio Bahia, a chuva da próxima semana será por conta da Zona de Convergência do Atlântico Sul - ZCAS.
"Trata-se de uma faixa de nebulosidade de orientação noroeste/sudeste que se estende desde o sul da Região Amazônica até a Região Central do Atlântico Sul, identificável na composição de imagens de satélite"
Explica.
Este é o principal sistema encarregado da ocorrência de chuvas regulares em quase toda a Região Central e Sudeste do Brasil durante a estação das chuvas.
Seca no DF
Este ano teve o segundo período mais longo de seca, dos últimos cinco anos (veja números abaixo).
A medição do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET considera que 2017 bateu 131 dias consecutivos sem uma gota de água.
2014: 065 dias consecutivos sem chuva
2015: 060 dias consecutivos sem chuva
2016: 097 dias consecutivos sem chuva
2017: 131 dias consecutivos sem chuva
2018: 079 dias consecutivos sem chuva
2019: 113 dias consecutivos sem chuva
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável