Lizete Fernandes de Moura mora em Montes Claros e descobriu o câncer de mama em 2010 e 2017. Ela passou por cirurgias e está curada há dois anos.
Por duas vezes, Lizete Fernandes de Moura teve que lutar contra o câncer de mama. Ela passou pelo tratamento e está curada há dois anos. A aposentada mora em Montes Claros-MG. Ela faz os exames de rotina com frequência, o que ajudou a descobri a doença ainda no início.
“Em janeiro de 2010, descobri um nódulo depois de realizar o autoexame. Logo fui ao mastologista, fiz a mamografia e depois a biópsia que acusou o câncer”
Conta.
Como a aposentada fazia os exames de forma regular, descobriu o câncer em estágio precoce, no grau I. Ela realizou a cirurgia da retirada do tumor, sessões de quimioterapia e radioterapia.
No final de 2017, Lizete de Moura, descobriu que o câncer havia voltado. Desta vez, no mamilo da mama tratada e na outra, que apresentou inchaço e dores.
"Eu perguntei, e aí, doutor, eu vou morrer? Não, você é uma guerreira e é referência no tratamento. Você vai vencer o câncer"
Lembra Lizete Fernandes.
A montes-clarense passou pelo mesmo procedimento que realizou em 2010. Desta vez, foi preciso fazer a mastectomia, que é a retirada da mama.
"Tem que erguer a cabeça e lutar sem medo.
Eu venci o câncer de mama duas vezes”
Fala a aposentada.
Depois da cirurgia e do tratamento, Lizete está curada há dois anos e afirma que "o câncer não pode ser visto como uma sentença de morte, mas como um alerta para as mulheres cuidarem da saúde".
Atualmente, ela vive bem e pratica exercícios físicos com um grupo de apoio às mulheres que venceram a doença ou que estão passando por tratamento.
Prevenção
"O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em mulheres, no mundo inteiro. Quando descoberto precocemente, a chance de cura pode chegar a 95%"
Afirma a médica radio-oncologista, Lucianne Maia.
A especialista diz que é preciso redobrar a atenção caso haja o aparecimento de nódulos; alterações na textura da pele, retração do mamilo e secreções também podem ser sinais de câncer. O alerta é maior para as mulheres que têm histórico familiar, principalmente parentes de 1° grau.
Elas devem realizar os exames de forma rigorosa, além de incentivar as familiares e amigas.
"A recomendação é iniciar a mamografia aos 40 anos e realizá-la anualmente, lembrando de levar o exame anterior para ser comparado com o atual"
Destaca, Lucianne Maia.
Outubro Rosa
Em Montes Claros-MG, a campanha Outubro Rosa, para conscientização do câncer de mama, começou na última Terça-feira (191001). A doença atinge por ano, cerca de 59.000 pessoas no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Confira a programação:
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável