PESQUISA NESTE SITE:

05 outubro 2019

MONTES CLAROS-MG - Idosos usam bordado para retratar memórias e superar traumas

Bordados foram reunidos em colcha que faz parte de exposição em Montes Claros. Idosos frequentam o Centro de Referência de Assistência Social do Maracanã.


                         O pedido da mãe para escolher e pregar os botões nas roupas que costurava é guardado com carinho nas lembranças de Irma Regina Lima
                         Com ajuda de linha e agulha, ela retratou a recordação em uma colcha de bordados, que conta as histórias e memórias de mais de 40 idosos. A colcha pode ser vista em um shopping de Montes Claros-MG e faz parte de uma exposição de peças confeccionadas pelo Grupo Travessia, do Centro de Referência de Assistência Social do Maracanã.

“Eu ficava sentada na porta de casa, no Bairro Santa Rita, minha mãe me chamava para ajudá-la, eu escolhia o botão mais bonito e colocava nas roupas”
                         Recorda-se.

“As agulhas os ajudaram a resinificarem as emoções, cada bordado é uma pedaço de uma história. Atendemos famílias em situação de vulnerabilidade e, muitas vezes, cada ponto retrata o que eles sequer têm coragem de falar, é a materialização do sentimento"
                         Explica a coordenadora do CRAS Maracanã, Cláudia Gislene Rocha Fonseca.

                         A colcha tem mais de três metros e demorou três meses para ficar pronta. Idosos de 60 a 82 anos participaram da confecção, muitos envolvidos não sabiam bordar quando começaram a frequentar o CRAS.

“Queremos incentivar as potencialidades que eles têm e nem conhecem. O bordado permite que troquem experiências e façam amizades. Notamos que eles precisavam falar de si e pensamos, por que não contar essas histórias em um pedaço de pano?”
                         Fala a artesã Adenivá Chaves Secundido, contratada pela Prefeitura de Montes Claros para dar as oficinas de bordado. 
                         Ela aprendeu o ofício com a mãe, há 20 anos.

                         Entendo que o CRAS tem o importante papel de ajudar a comunidade com o os programas sociais, por exemplo. Mas vejo que precisamos ir além das carências, que não são somente materiais, queremos que seja um lugar para a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos, a arte ajuda a proporcionar isso.
                         Cláudia Gislene Rocha Fonseca.


                         O nome Travessia foi escolhido, segundo a coordenadora do CRAS, porque a ideia é que muito dos idosos, que estão passando ou passaram por situações de sofrimento, possam superá-las.

"Infelizmente, é comum vermos idosos abandonados em nossa sociedade, eles são deixados de lado e ficam esquecidos. A ideia é chamarmos atenção para essa causa, para esse público que merece mais amor e respeito. Além de fazer com que os próprios idosos percebam que devem continuar ativos, aprendendo coisas novas e criando novos vínculos"
                         Finaliza Cláudia Fonseca.

                         A exposição ficará aberta à visitação de 10:00 às 22:00 horas, no Montes Claros Shopping, até o dia 08 deste mês. 
                         Neste Sábado (191005), vai haver uma programação especial, que contará com apresentações artísticas e a presença dos idosos que fizeram as peças.

                         Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS