PESQUISA NESTE SITE:

04 maio 2019

SÃO JOÃO DA PONTE-MG - Torcidas de Atlético e Cruzeiro se unem para mutirão de combate à dengue

Cidade registrou cerca de 800 casos da doença, onde 150 foram confirmados, além de um óbito que é investigado; organizadas dos clubes buscam ajudar no combate ao Aedes aegypti.

                   Será realizado neste Domingo (190505) o “Mutirão de Prevenção Contra a Dengue” em São João da Ponte-MG, no Norte de Minas. A iniciativa da campanha surgiu pelas torcidas organizadas do Cruzeiro, Choppzeiros, e do Atlético, a GaloPonte. O objetivo é deixar a rivalidade de lado e unir as torcidas para ajudar no combate ao Aedes aegypti.

                   Segundo o secretário de saúde da cidade, Marcos Paulo Campos Costa, de Janeiro a Maio de 2019 foram registrados cerca de 800 casos de suspeita de dengue em São João da Ponte, onde 150 foram confirmados, e um óbito de um bebê de oito meses é investigado por suspeita de dengue hemorrágica.

“Foi solicitado pela secretaria de Saúde o carro fumacê, devido ocorrência dos vários casos de dengue. O Estado liberou o uso do fumacê depois da morte da criança. Dessa forma, o carro passa pelas ruas, jogando a fumaça para matar o mosquito já na fase adulta”
                   Explica o secretário.

                   Devido o surto da doença no município, as torcidas tiveram a iniciativa de fazer a limpeza de lotes abandonados, eliminando o foco do mosquito. O grupo de torcedores se reúne em frente à secretaria de Saúde, na Rua Romão Ferreira, 176, a partir das 7:30 horas, para fazer o mutirão pelas ruas da cidade. 
                   O evento é aberto para toda comunidade local.

                   O presidente e organizador do evento, Luiz Henrique Fagundes, espera um público de mais de 100 pessoas no Domingo. 

“Decidi fazer o mutirão, entrei em contato com a prefeitura e a torcida GaloPonte, eles apoiaram a ideia de unir as torcidas, mobilizando toda a comunidade, pois é preciso fazer alguma coisa. A dengue aqui [na cidade] está alarmante”.

Minas Gerais

                   Até o dia 29 de Abril, Minas Gerais registrou 165.853 casos prováveis (casos confirmados mais suspeitos) de dengue. Em 2019, foram confirmados 21 óbitos por dengue dos municípios de:
                   Arcos-MG (1), 
                   Betim-MG (7), 
                   Frutal-MG (1), 
                   Ibirité-MG (1), 
                   Paracatu-MG (1), 
                   Uberlândia-MG (8)
                   Unaí-MG (2). 
                   São 66 óbitos em investigação para dengue. Essas mortes foram notificadas ao longo de 2019 e não são, necessariamente, recentes.

                   Em relação à chikungunya, o estado tem 1.414 casos prováveis da doença neste ano. Até o momento, não houve registro de óbitos suspeitos da doença. Já em relação à zika, foram registrados 497 casos prováveis da doença, até a o dia 22 de Abril.

Situação de emergência

                   O governador Romeu Zema decretou situação de emergência em saúde pública em parte do estado como medida para conter o avanço da dengue. O ato, que foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, abrange o Centro, Noroeste, Norte, Oeste e Triângulo Mineiro.

                   A SES disse que um registro maior de casos é esperado para este período (meses quentes e chuvosos) devido à sazonalidade da doença. Dessa forma, o estado está em situação de alerta para esse aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e zika).

                   Com Informações de: G1.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS