Decreto vale por 120 dias e autoriza aquisição de materiais e contratação de servidores para conter surto; prefeitura diz que doença causa importante impacto econômico e social.
A Secretaria de Saúde de Montes Claros-MG investiga duas mortes com suspeitas de dengue. O município tem mais de 1.800 casos notificados de suspeita da doença em 2019, segundo publicação do Diário Oficial. Devido ao número elevado de casos, o município decretou situação de emergência pelo prazo de 120 dias.
De acordo com a prefeitura, a dengue provoca ainda um "importante impacto econômico e social no Município de Montes Claros e que o surto, no cenário atual de restrições financeiras, pode causar um colapso da saúde pública, em razão do aumento da demanda sobre as unidades e serviços de saúde".
Com o decreto, o município fica autorizado a adquirir materiais e contratar servidores para atuarem na contenção do surto da doença.
Infestação em Montes Claros
O primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti - LIRAA de 2019 apontou risco alto de infestação da dengue em Montes Claros. O resultado foi 5,9%, segundo o Centro de Controle de Zoonoses - CCZ. A maior parte dos focos foi encontrada em recipientes usados nas residências para acondicionar água.
Na época, os bairros com maiores índices de infestação foram o Dona Gregória, 18,7%; Jardim São Luís, com 18,5%; e JK, com 18%.
Situação de emergência no estado
Em todo o estado a situação da dengue preocupa. O governador Romeu Zema decretou situação de emergência em saúde pública em parte de Minas Gerais como medida para conter o avanço da dengue. O ato, que foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, abrange o Centro, Noroeste, Norte, Oeste e Triângulo Mineiro.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde de Minas, o estado já registrou 165.853 casos confirmados e suspeitos de dengue. Até o momento, foram 21 mortes pela doença confirmadas neste ano.
Os óbitos foram registrados nas cidades de:
Arcos-MG (1),
Betim-MG (7),
Frutal-MG (1),
Ibirité-MG (1),
Paracatu-MG (1),
Uberlândia-MG (8),
Unaí-MG (2).
Outros 66 estão em investigação por dengue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável