PESQUISA NESTE SITE:

03 abril 2019

UNAÍ-MG - Prefeitura realiza cirurgias de castração de cães e gatos às quintas e sextas-feira

                As quintas e sextas-feiras são os dias em que a veterinária Juliene Dias Michelin faz a cirurgia de castração dos cães e gatos cadastrados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Afirmou a Prefeitura Municipal de Unaí-MG, nesta Terça-feira (190402).

                O cadastramento dos animais começou em 11 de Março, e a partir desta data iniciaram-se as primeiras castrações. Já passaram pelo procedimento cerca de 30 animais, todos machos. A veterinária tem em mãos uma lista de 40, e novas listas surgem a cada semana.

                Contando com a ajuda de uma auxiliar, a veterinária diz ser possível castrar 12 gatos ou seis cães por dia. Ela conta que a cirurgia nos gatos pode levar de 20 a 30 minutos. Como nos cães a intervenção é um pouco mais complicada, pode chegar a 60 minutos. 

                Após o procedimento, os animais ficam sob observação, por isso a veterinária pede aos donos que busquem os cães e gatos no final da tarde.

Triagem

                Nenhum animal é submetido à cirurgia sem antes passar pela triagem, que é feita às Segundas-feiras. Só são triados os cães e gatos encaminhados pela Secretaria de Meio Ambiente, após cadastramento.

                Durante a triagem, é feita a pesagem e uma avaliação geral do estado de saúde. Os cães são submetidos ainda ao teste de leishmaniose. Em caso de resultado positivo, é feito o teste confirmatório. 
                Cães doentes não são castrados.

                A prioridade na realização de cirurgias foi concedida às associações e movimentos de protetores. Porém, muitos fizeram o cadastramento dos animais, mas não compareceram para a triagem e a castração.
                A responsabilidade de levar os animais é do próprio dono, cuidador ou protetor, porque a Prefeitura não disponibiliza esse transporte.

                Até ficar pronta a obra do núcleo de acolhimento dos animais, as triagens e cirurgias estão ocorrendo numa ala separada do Centro de Controle de Zoonoses, que fica na Rua do Sol, S/N, Bairro Park Canabrava (próximo à Cachoeira do Rio Preto). 
                O telefone é o 3676-4615.

                Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS