No local, às margens da Avenida São Judas, é comum o surgimento de animais peçonhentos; moradora espera cultivar mais de 100 mudas de plantas no jardim.
Uma iniciativa de moradores do Bairro São Judas mudou o cenário de uma área utilizada para o descarte irregular de entulhos em Montes Claros-MG. O local, que fica às margens da linha férrea na Avenida São Judas, foi por muito tempo o ponto de reprodução de insetos e animais peçonhentos.
A história tomou outro rumo após a iniciativa de uma moradora.
Jovelina Alves de Brito mora perto no local há mais de 40 anos e é comum moradores utilizarem para o descarte irregular.
"Aqui sempre foi assim. Sempre jogam lixo e entulho às margens da linha. Antes as pessoas jogavam de um lado, mas eu plantei algumas árvores, mas eles avançaram alguns metros e iniciaram outro lixão"
Lamenta.
Cansada de ver novamente a área suja, a moradora voltou a se mobilizar e iniciou o plantio de mudas.
"Comecei, e algumas pessoas já se dispuseram a ajudar. Espero que outros assumam o compromisso, pois sem a ajuda de todas as pessoas é impossível manter este local limpo. Quero fazer um jardim lindo com mais de 100 mudas de plantas".
Além dos moradores, Jovelina Alves conseguiu o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que fez as covas para o plantio de algumas mudas e preparou o local para colocar caixas d'água, a serem utilizadas na irrigação das mudas.
"Nós estivemos com os moradores que estão à frente desta ação. É importante este tipo de iniciativa. Nós, em parceria com a Gerência de Praças e Jardins, doamos 82 mudas e fizemos ainda uma conscientização sobre a importância de cuidar destas plantas"
Explica a gerente da Educação Ambiental e Projetos Especiais, Vânia Mota.
Outras iniciativas
Às margens da ferrovia, outros dois pontos também foram transformados, desde o ano de 2017. Em um deles, no Bairro São Judas, uma corrente do bem criou um playground bastante colorido e agradável com a ajuda dos moradores, em parceria com a Ferrovia Centro Atlântica.
No Bairro Morrinhos, no cruzamento das ruas Rio Grande do Norte e Dona Tiburtina, uma moradora criou um jardim em um local que era usado como lixão.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável