Por volta das 14:00 horas desta Sexta-feira (181214), um grupo acampado para conseguir vagas na Creche Tia Marlene do Vale, no Bairro Primavera, em Unaí-MG, foi pego de surpresa pela notícia de suspensão das matrículas.
A instrução normativa 003, assinada nesta tarde pelo Secretário Municipal de Educação, Geraldo Magela, determina que sejam suspensas por tempo indeterminado a disponibilidade de vagas da unidade.
A notícia foi dada por 2 funcionários do município e revoltou os integrantes do acampamento, que desde a última Quarta-feira (181212) ocupam parte da calçada em frente a creche com barracas.
Segundo Larissa Torres, 27 anos, moradora do Bairro Canabrava, que busca por uma vaga para seu filho de 1 ano e meio, os funcionários chegaram a informar que a decisão foi tomada porque pessoas do acampamento estariam recebendo para conseguir uma vaga para parentes e colegas.
“A gente ficou por entender porque uma pessoa que trabalha não pode pagar outra para ficar aqui e segurar uma vaga”
Lamentou a unaiense que busca por uma das apenas 25 vagas que serão disponibilizadas para o berçário 1.
Larissa Torres alega que foi orientada em uma reunião, pelo Secretário de Educação, Geraldo Magela, a recolher os nomes e documentos das pessoas acampadas e ir até suas casas para registrar pelo "Google Maps" a geolocalização que comprovaria o local de residência dos moradores.
O artigo 2º da instrução normativa cita a possibilidade do uso deste procedimento. Ela contou ao Diário Unaiense que há meses vem questionando os vereadores se os pais das crianças teriam que passar por esta situação para conseguir uma vaga na creche.
O acampamento é composto por homens e mulheres, adultos e crianças, moradores de bairros da região próxima a unidade de educação infantil, que se revezam em barracas ao lado de sacos de lixo.
Eles dormem, comem no local e utilizam banheiros e bebedouros das instalações da creche. O primeiro a chegar ao local foi Américo Luís Brandão, um senhor de 62 anos que busca por uma vaga para sua neta, e agora teme não conseguir.
Nesta Sexta-feira, mais de 15 barracas formam o acampamento, que é organizado por uma lista de chamada, feita pelos integrantes.
Durante o dia, os próprios integrantes fazem chamadas para organizar a presença de quem aguarda na fila, que já conta com mais de 15 barracas.
O Diário Unaiense entrou em contato com a assessoria de imprensa do município e recebeu um áudio do prefeito explicando a situação.
O prefeito Branquinho alegou que não há falta de vagas, estando a situação sob controle e que acaso alguém fique sem, medidas serão tomadas para que todos sejam atendidos.
Em relação à Creche Tia Marlene do Vale, o prefeito informou que as pessoas buscam mais pelas vagas no local devido a sua estrutura e que, devido a esse fato, a demanda aumentou e colocou as pessoas em uma situação desnecessária, o que forçou a administração a suspender as vagas apenas nesta creche.
A medida visa garantir vagas para moradores das proximidades.
Ele ainda ressaltou que todas as crianças já matriculadas têm vaga garantida no local.
“Nós vamos abrir um cadastro e a pessoa vai concorrer.
Se tiver 10 vagas, serão aquelas 10 que moram mais próximas da escola. Se forem 50 vagas, as 50 que mora mais próximas da escola”
Explicou Branquinho.
O prefeito disse ainda que em Março de 2019, a Creche Professora Onilda Pessoa será inaugurada no Bairro Cidade Nova e comportará mais de 250 crianças, descartando a falta de vaga.
Duas outras unidades de educação infantil estariam sendo planejadas pela administração com recursos próprios, mas sem data para início das atividades.
Com Informações de: DiárioUnaienses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável