PESQUISA NESTE SITE:

14 dezembro 2018

MONTES CLAROS-MG - Procedimento por estimulação magnética ajuda pacientes em tratamento contra depressão

Equipamento cria um campo magnético que penetra no cérebro, sem corte, sem dor; procedimento é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e já existe em Montes Claros.

                  Um aparelho que gera campos magnéticos no cérebro, em sessões de até 20 minutos, tem ajudado pacientes no tratamento contra a depressão em Montes Claros-MG
                  A Estimulação Magnética Transcraniana estimula neurônios, é indolor, e já é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

“O aparelho lembra muito o que é utilizado em ressonância magnética. Mas aqui, apenas uma bobina é colocada em uma região do couro cabeludo do paciente. A frequência magnética, que depende de pessoa para pessoa, vai aumentar as atividades dos neurônios ou até mesmo diminuir. Esta ativação ameniza os sintomas da depressão”
                  Explicou o psiquiatra, Maurício Niza.

                  As aplicações não são invasivas; o que pode ocorrer é apenas um formigamento na região aplicada. A expectativa é que o equipamento reduza o tempo de tratamento e o uso de medicamentos, com seus respectivos efeitos colaterais. Geralmente, a estimulação é feita diariamente, em cinco dias, por até seis semanas.

“O prazo para o tratamento dependente muito da evolução de cada pessoa. Para avaliar a frequência de cada paciente, antes da aplicação, a gente faz uma simulação que provoca movimentos nas mãos”
                  Detalhou.

                  Recentemente, nos Estados Unidos, foi aprovador para o Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC. No Brasil, a estimulação, por enquanto, foi aprovada somente para o tratamento contra depressão.

                  O Instituto Nacional Britânico para Excelência Clínica e de SaúdeNICE, (na sigla em inglês) divulgou uma orientação recomendando o uso de estimulação magnética transcraniana para pacientes de enxaqueca. A organização voltada para saúde pública diz que o procedimento ainda é relativamente novo e reconhece ser necessário levantar mais dados a respeito de sua eficácia e segurança no longo prazo.

                  Em um teste feito com 164 pacientes que sofrem de enxaqueca, a estimulação funcionou duas vezes mais do que uma terapia com placebo e cerca de 40% dos voluntários já não sentia dores depois de usar o dispositivo.


Benefícios

                  Segundo um estudo da ONU, 5,8% da população sofre com depressão. São mais de 11.000.000 de brasileiros que lutam contra a doença. 
                  O tratamento mais comum é feito por uso de medicamentos.

“Geralmente, o caminho para a adaptação dos remédios é lento e pode causar diversas reações e sintomas. E mais, muitos pacientes não respondem ao tratamento com o uso das drogas. 
E um dos benefícios do tratamento, talvez o mais significativo, é justamente esse, aliviar o mal-estar dos pacientes com a estimulação magnética. Há casos em que a gente consegue suspender 100% da medicação, outros, parcialmente. E isto irá refletir diretamente na qualidade de vida das pessoas”
                  Disse.

Depressão

                  Há três anos, a administradora de empresas, Xaiany Rohlfs utilizada medicamentos no tratamento contra a depressão. Em menos de 10 sessões da estimulação magnética, ela já começou a sentir os benefícios.

“A sensação que eu tenho é que os remédios não faziam efeito nenhum em mim. Eu vivia naquele estado depressivo de querer ficar apenas quieta, no “meu canto”
                  Declara. 

Na segunda semana da estimulação, eu me surpreendi. Um dia eu levantei disposta a arrumar a casa e a cozinhar. Fiz um bolo e vi que eu estava voltando com meus antigos prazeres”
                  Disse.

                  Atualmente, a paciente já diminuiu 50% das doses dos remédios que usava para se sentir bem.

“O bem-estar resgata nossa vontade de fazer as coisas, a planejar, a ter otimismo. Hoje, eu consigo pensar em novos rumos para a minha empresa, tenho prazer em artesanatos, em fazer receitas e compartilhar das guloseimas com meus colegas de trabalho. Enfim, eu estou me reconhecendo depois de tanto tempo”
                  Concluiu.

Manutenção do Tratamento

                  Apesar do protocolo de tratamento utilizando a estimulação magnética já possuir uma definição estável, 5 sessões semanais de 19 minutos, o procedimento da manutenção ainda é muito relativo.

“Cada pessoa tem uma necessidade de retorno. 
Tenho pacientes que fazem única sessão a cada três meses. 
Outros que fazem o procedimento completo anualmente".

Tratamento sem cobertura


                  No Brasil, a estimulação magnética só pode ser feita por meio da contratação particular. O Sistema Único de Saúde e os planos de saúde não cobrem o tratamento. 
                  Cada sessão pode custar entre R$200,00 a R$600,00.

“Infelizmente, ainda nos deparamos com esta realidade da não-cobertura do procedimento por parte do governo e dos convênios. A técnica não é tão nova – nos EUA já tem há mais de 20 anos, por exemplo – e mesmo assim ainda não houve evolução nesta democratização. A Associação Brasileira de Psiquiatria e outras Instituições, como Universidades, têm feito diversos trabalhos para disponibilizar o serviço a todos que precisam”
                  Concluiu Maurício Niza.

Bem Estar

                  Uma reportagem do Bem Estar, exibida em 21 de Novembro, contou dois casos de pessoas que tratam a depressão com estimulação elétrica e magnética. Segundo autoridades médicas, o equipamento ajuda a cuidar da depressão refratária, que é quando a pessoa é muito resistente aos medicamentos

                  Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS