'Dia D' de inclusão acontece nesta Terça-feira (181127).
Interessados devem comparecer ao terminal rodoviário a partir das 08:00 horas com carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF.
Montes Claros-MG recebe nesta Terça-feira (181127) o evento "Dia D" de inclusão para pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Durante todo o dia, serão realizados cadastros para vagas de emprego de trabalhadores e reabilitados do INSS, que buscam recolocação profissional ou um novo emprego. Mais de 100 vagas serão ofertadas pelas empresas da cidade.
A ação será feita em 17 polos do estado, com realização da Secretaria de Estado e Trabalho e Desenvolvimento Social - SEDESE e Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. O preenchimento de vagas para pessoas com deficiência ou reabilitados está previsto na Lei Federal 8.213/91, que estabelece de 2% a 5% do quadro de funcionários destinado a este público.
As empresas devem seguir a proporção: 2% para 200 funcionários, 3% para 201 a 500, 4% para 501 a 1000 e 5% de 1001 para cima.
Todas as vagas serão disponibilizadas no sistema e os candidatos passarão por uma triagem. O interessado deve comparecer ao Terminal Rodoviário de Montes Claros a partir das 8:00 horas, onde o poderá concorrer em até três vagas.
No local será montada uma estrutura para uma pré-triagem e direcionamento do concorrente à vaga de trabalho. Os interessados precisam ter em mãos a carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF.
Vagas de trabalho
Segundo a coordenadora da Unidade de Atendimento Integrado - UAI, Isa Dias, essa é a segunda etapa do evento, e o intuito é criar estratégias com as empresas para adequação à lei.
“O objetivo é de conscientizar as empresas para lembrar sobre o tema que é a inclusão da pessoa com deficiência no mercado. Esse ano fizemos em duas etapas.
A primeira, no dia 13, foi voltada para as empresas, que foi realizada para discutir estratégias e criar sensibilização sobre a necessidade de cumprimento da lei”
Conta.
Para Isa Dias, o número de pessoas que poderiam ser beneficiadas se houvesse a aplicação correta da lei seria grande.
"Hoje, o número é significante. Se tivesse o cumprimento da lei, teria aproximadamente 1.023 pessoas. Mais de 40 empresas foram notificadas. A participação das empresas este ano foi mais efetiva e os representantes compareceram ao seminário"
Completa a coordenadora.
Além do cadastramento, será ofertado no Dia D serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, elaboração de currículo, cadastramento de cursos do SENAI e atualização da gratuidade do transporte coletivo.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável