PESQUISA NESTE SITE:

26 abril 2018

UNAÍ-MG - Prefeitura prepara programação para o 18 de Maio, dia de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Prefeitura e Secretaria preparam para grande campanha do Dia Nacional de Combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, que ocorrerá no próximo dia 18 de Maio.

                 A Prefeitura Municipal de Unaí-MG, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SEMDESC, está preparando para campanha do Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

                 No dia 18 de Maio, haverá caminhada com blitz educativa, distribuição de material informativo e, durante a semana, exibição de vídeos e rodas de conversa nas escolas.

                 O objetivo central é sensibilizar a sociedade para proteger as crianças e adolescentes, ensiná-los a como se auto-proteger, formando redes de proteção contra potenciais agressores e divulgar para a comunidade, números de telefones para denúncias, que poderão ser anônimas.


                 Na manhã da Sexta-feira (180518), está prevista uma caminhada que sairá da sede da SEMDESC, na Rua Calixto Martins de Melo, 230.

                 Devem participar servidores de todos os equipamentos da SEMDESC e alguns parceiros da Educação e da Saúde. Convites estão sendo expedidos para todas as secretarias municipais, promotoria pública, entidades, igrejas e associações.

                 Durante o percurso saindo da SEMDESC para a Praça São Cristóvão, depois retornando para a Praça da Matriz, os participantes chamarão atenção da sociedade portando faixas, cartazes e distribuindo réguas e adesivos com informações sobre como fazer para denunciar casos sabidos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Veja o percurso no MAPA

                 Na semana do dia 18, grupos de sensibilização estarão nas escolas, exibindo vídeos e promovendo rodas de conversa com os estudantes. A ideia é que as próprias crianças e adolescentes também sejam conscientizados, a fim de prevenir que a violação sexual ocorra.
                 Em caso de violência sexual já consumada, como essas crianças e adolescentes devem agir.


                 Violência sexual é crime previsto em lei e dá cadeia. O silêncio da sociedade acaba protegendo o criminoso. Se a sociedade sabe e se cala, consente no crime.

                 Por isso, a campanha de 18 de maio, para evitar que a sociedade se cale. E, principalmente, que denuncie quando sabe dos casos de abuso ou exploração sexual. Os agressores são, na maioria das vezes, membros da família ou conhecidos da vítima, o que torna a situação ainda mais dramática.

                 De acordo com servidoras da SEMDESC, esse trabalho de conscientização é feito o ano todo, principalmente por meio de rodas de conversa no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.

                 Ao longo do ano, as escolas também recebem servidores do CREAS e dos CRAS para falar sobre o tema. Mas o 18 de maio é o "Dia D", quando as ações são intensificadas, e a temática da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes ganha visibilidade social.

                 Casos sabidos devem ser denunciados no Conselho Tutelar de Unaí, cujo telefone de plantão 24 horas é 999 429 540 ou no Disque 100 do Governo Federal.
                 Durante a ligação, o denunciante não precisa se identificar.


                 Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS