Volume bateu recorde para o mês de fevereiro da última década; chuva causou estragos na maior cidade do Norte de Minas e em outros municípios da região.
Montes Claros-MG atingiu o recorde de volume de chuva registrado no mês de Fevereiro na última década.
Segundo dados da estação meteorológica da UFMG, choveu 249,6 mm das 10 horas do dia 1º de Fevereiro até às 10 horas desta Segunda-feira (180205).
O volume maior de 117, 8 mm foi registrado no Domingo (180204).
“Essa quantidade é extraordinária. Já tem mais ou menos uns 10 anos que não é registrado um volume tão grande de chuva nos primeiros dias de fevereiro”
Explicou Célio de Castro, observador meteorológico.
No dia 1º, choveu 11,6 mm; no dia 2 não houve precipitação de chuva.
No Sábado (180203), foram registrados 54,4 mm e nesta Segunda-feira 65,8 mm.
De acordo com a COPASA, após as chuvas, o nível da barragem de Juramento-MG, que abastece 65% da população de Montes Claros, subiu 1,40 metro. A capacidade total da barragem até esse Domingo (180204) estava em 27,27%.
Em setembro de 2017, o local atingiu o nível crítico, com apenas 18,5% da capacidade total e a COPASA aumentou o período de racionamento de água na cidade.
O Corpo de Bombeiros atendeu 25 ocorrências durante o final de semana de chuva em Montes Claros-MG. Não houve vítimas e a maioria dos chamados foi de queda de árvores e inundações em residências.
Houve também ocorrências de riscos de desmoronamentos e queda de um muro no Bairro Ibituruna. Os pontos de alagamentos ocorreram em toda a cidade e a lagoa do Parque Municipal transbordou.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há previsão de chuva até a próxima Sexta-feira na cidade e os bombeiros fazem um alerta aos moradores.
“Os motoristas devem ficar atentos e evitar passar em áreas alagadas. As pessoas que moram próximas a encostas de córregos devem observar o nível da água e deixar a residência, caso perceba que o nível está subindo. É importante também observar o surgimento de trincas dentro do imóvel. Pedimos também que os moradores não atravessem enchentes, porque podem ser arrastados”
Orienta o tenente Diego Prates.
Em Januária-MG, choveu 198,28 mm segundo o INMET e várias ruas ficaram inundadas. O Corpo de Bombeiros informou que foram registradas 30 ocorrências de queda de árvores, alagamentos e vistorias.
Ninguém ficou ferido.
O Corpo de Bombeiros de Janaúba também registrou queda de árvores na área urbana e em rodovias durante o final de semana. De acordo com o INMET, choveu 200 mm na cidade.
Segundo o Distrito de Irrigação do Gorutuba, a Barragem Bico da Pedra está em 6,22 metros acima do volume morto. A capacidade total é de 20,25% e o volume útil está em 9,6%.
“Nesse ano, chegamos a ficar em 15,81% da capacidade total. A barragem atende moradores de Janaúba e Nova Porteirinha e a chuva desse final de semana teve um reflexo bem positivo. Nos últimos anos, não estava sendo comum chover tanto nessa época”
Explicou Adalberto Santos Pinto da Paixão, engenheiro agrícola do Distrito.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável