Caçambas estavam em depósito e com água parada. Resultado do primeiro LIRAA de 2018 será divulgado nesta Sexta-feira (180105).
Uma empresa de caçambas para armazenamento de entulhos foi notificada pela Vigilância em Saúde, em Divinópolis-MG.
Os fiscais encontraram água parada nas caçambas, que estavam no depósito da empresa, com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Ações de combate ao mosquito foram intensificadas pela Prefeitura e o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti - LIRAA de 2018 será divulgado nesta Sexta-feira (180105).
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, no depósito, localizado na Avenida Magalhães Pinto, das 28 caçambas que tinham no local, cerca de 20 continham água parada com larvas, pupas e Mosquito-rajado (Aedes aegypti).
De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental, Erson Ribeiro, as caçambas ainda poderiam ser levadas a outros bairros aumentando o risco de transmissão.
“Além do risco no próprio local ainda havia o risco destes focos serem transportados para outros locais, contaminando assim todo o município”
Afirmou.
Ainda segundo o fiscal, após a notificação, a empresa regularizou a situação no local e aguarda que a Junta de Julgamento estipule o valor da multa. A informação da regularização foi confirmada ao G1 pela empresa que, no mesmo dia da notificação, ocorrida na última Quarta-feira (180103), as caçambas foram viradas e todas que chegam ao local são armazenadas desta maneira.
LIRAA
O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti - LIRAA está sendo feita nos 158 bairros de Divinópolis e a previsão da assessoria de comunicação é que o resultado seja divulgado nesta Sexta-feira (180105). As amostras vão apontar os bairros e recipientes com maior incidência de larvas.
A Vigilância Ambiental ressalta que a proliferação dos focos aumenta no verão, por causa das chuvas rápidas. A Vigilância em Saúde intensificou as ações e vários bairros estão recebendo o ‘’Fumacê’’.
A população pode ajudar no combate tomando as seguintes medidas: não deixar água parada em garrafas, vasos de plantas, tampas além de sacos plásticos, pneus entre outros. Limpar bem lotes vagos, ou denunciar lotes sujos; tampar bem a caixa d’água e lavar com sabão a cada seis meses.
Trocar a água todos os dias e lavar, com água e sabão, ao menos uma vez por semana, potes e vasilhas de animais de estimação; limpar bem a calha, para que a água não fique parada.
Em Divinópolis o número para denúncia de imóveis, lotes ou ambientes que possuem reservatório de água é (37) 3221-3722.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável