PESQUISA NESTE SITE:

23 agosto 2017

JOÃO PINHEIRO-MG - Pinheirenses cobram explicações da Copasa sobre retirada de água para abastecer Paracatu

Um episódio coloca em rota de colisão a Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA e a cidade de João Pinheiro.

               Além das reclamações por conta da falta de um tratamento de esgoto adequado, agora a população de João Pinheiro-MG questiona o fato da empresa estar mandando água para atender o município de Paracatu-MG, que sofre com a crise hídrica causada pela longa estiagem que atinge a região.

               Segundo levantamentos da própria população, são cerca de 80 caminhões carregando um total de 500.000 litros de água todos os dias do reservatório de João Pinheiro para Paracatu, sem consulta ao povo pinheirense ou mesmo ao poder público. 
               Menos ainda alguma explicação se ocorrerá algum impacto no abastecimento de água do município.

               Em relatos o fornecimento da água está sendo feito da seguinte forma: durante 20 horas a água de nossa bacia é bombeada e encaminhada para abastecer João Pinheiro
               As quatro horas restantes são utilizadas para encher os caminhões e mandar água para Paracatu

               A COPASA alega que isso não prejudica o fornecimento aos pinheirenses. No entanto, vários moradores têm reclamado que a pressão da água baixou e que tem afetado o abastecimento das caixas d’água em regiões mais altas.

               Até o momento vereadores confirmaram audiência para discutir sobre o assunto.

             Por conta disso, o vereador Lúcio Flávio (PRTB) fez um convite nesta Segunda-feira (170821) em sessão da Câmara Municipal pedindo explicações da COPASA com relação a esse envio de água para Paracatu.

“A gente tem que saber dos responsáveis pela COPASA se isso pode causar algum dano futuro ao nosso município, porque hoje é Paracatu, mas amanhã não será João Pinheiro após essa atitude? 
Precisamos saber por que tantos caminhões com água estão sendo enviados, qual o prazo disso. 
Estamos todos preocupados”
             Disse.

“Entrei em contato com o diretor da COPASA de João Pinheiro, Renô Lopes Albernaz, e ele garantiu que as quatro horas são excedente e que essa água, se não for captada, desce e vai no córrego embora. 
Então eles estão usando esse período para atender aos irmãos de Paracatu
Então, se não está prejudicando João Pinheiro e está atendendo a um município vizinho, temos que ser mais parceiros e solidários com esse povo”
             Defendeu o vereador Pedro Gil (PSC), sem deixar de ressaltar que o caso precisa ser analisado, especialmente nas regiões mais distantes, para saber se a água está chegando nessas localidades.

             Um morador pinheirense ouvido pela reportagem do JP Agora comentou que esse fornecimento à Paracatu pode provocar em outras cidades que podem depender dessa água. 

“Nós estamos acudindo Paracatu, mas não estamos pensando nas cidades vizinhas debaixo que dependem dessa água. 
Nossa capacidade de socorrer todos os municípios ao redor de João Pinheiro é pequena. 
Temos que pensar em uma forma de resolver o problema, sem prejudicar o outro”
             Falou.

             Outra preocupação levantada nas discussões na Câmara é quanto à destinação dessa água para outra cidade sem nenhum benefício para os pinheirenses. 

“O que nos deixa indignado é por que pagamos tão caro essa água aqui, ao mesmo tempo em que estamos mandando água tratada, de ótima qualidade e de graça para o município vizinho”
             Observou o vereador Geraldinho Porto (PR).

“Então que fosse dado um desconto em taxa de esgoto ou que fosse feita alguma obra com o valor dessa água que está sendo retirada de João Pinheiro, porque essa água é nossa”
             Complementou o morador da cidade.


Vereador critica serviço da COPASA na cidade

             O vereador Ramôn Corrêa (DEM) foi além e criticou a prestação de serviço da COPASA como um todo em João Pinheiro

             Ele lembrou da existência da cobrança da taxa de esgoto em uma cidade em que o esgoto não é bem coletado e tratado e a única coisa que se tem é o mau cheiro por conta da Estação de Tratamento de Esgoto estar instalada dentro do município.

“Meu pai quando vereador entrou com um projeto nessa Casa de cassação do contrato da COPASA, porque ela não cumpre nem 30% do que foi contratado naquela época. 
Nossas grotas estão correndo esgoto a céu aberto igual antigamente, falou que ia ser canalizado todo o esgoto pinheirense, infelizmente não foi. 
Vou cobrar explicações sobre o envio da água e vou buscar esse processo de cassação porque a população está mais que indignada de pagar essa taxa absurda de esgoto de quase 100% sobre o valor da água e não ter o serviço”
             Reclamou.

               Com Informações de: JPAgora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS