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28 novembro 2017

UNAÍ-MG - A Prefeitura Municipal participa de programa de inovação social do Governo Federal

Representantes das Secretarias Municipais participaram em Brasília-DF, da 1ª oficina para o desenvolvimento do programa nos sete territórios. Unaí é um dos 40 municípios integrantes do programa.

                O município de Unaí-MG é um dos 40 municípios integrantes dos sete territórios escolhidos pelo Governo Federal para aplicação do projeto Inovação Social para Aperfeiçoamento das Políticas Públicas

                Com isso, representantes das Secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social de Unaí participaram, na última Quinta-feira (171123), em Brasília-DF, da 1ª oficina para o desenvolvimento do programa nos sete territórios: Amazonas, Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Entorno do Distrito Federal.

                Um dos objetivos do projeto de Inovação Social é garantir que os programas de governo tanto no âmbito federal, quanto estadual e municipal tenham continuidade. Hoje, quando muda o governo, os programas da administração anterior são descontinuados, sem avaliação se está dando certo ou não, se é eficaz ou não.

                Para evitar suspender programas que estão dando certo, a ideia é transformar programas de governo em programas de Estado, ou seja, independentemente do gestor público que entrar (presidente, governador ou prefeito), terá de dar continuidade às ações e políticas públicas que foram planejadas e estão sendo executadas.


"Percebemos que projetos, principalmente nas áreas de saúde, educação e assistência social não têm continuação. Precisa haver continuidade para garantir a segurança das ações"
                Assinalou o secretário municipal de Educação, Geraldo Magela da Cruz, um dos participantes da oficina.

                Da Prefeitura de Unaí, estavam presentes também a secretária Cláudia de Oliveira, Secretária do Desenvolvimento Social e Cidadania; Kidney Maciel, diretor do departamento de Saúde, representando a secretária Denise de Oliveira no evento, e Evaldo José da Silva, coordenador do Programa Bolsa Família.

                Para avaliar o desenvolvimento dos programas nos 40 municípios, dos sete territórios, o Governo Federal ouviu 550 agentes. Nos municípios visitados, técnicos do governo federal entrevistaram prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, conselheiros municipais.

"Agora, estamos dando retorno para os territórios sobre as informações coletadas e sobre como a Secretaria de Governo da Presidência da República vai trabalhar essas informações, a fim de melhorar a gestão dos programas"
                Explicou Sérgio Kelner, diretor de Educação para a Cidadania e Inovação Social do órgão. 

                Todas as informações, segundo Kelner, serão utilizadas para a construção de um projeto nacional de aperfeiçoamento das políticas públicas nos territórios.

                A oficina desta Quinta-feira (171123), em Brasília, foi a primeira das sete previstas para ocorrer em 2018.


                Com Informações de
PMU - UNAÍ-MG.

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