PESQUISA NESTE SITE:

29 novembro 2017

PARACATU-MG - Proprietário de empresa é preso por crimes ambientais ao poluir as águas do Santa Isabel

Diante do grave crime ambiental, responsáveis da empresa de 40 anos e o Engenheiro Eletricista de 59 anos, foram presos por danos ambientais.

                A Captação de água feita no Ribeirão Santa Isabel que abastece o município de Paracatu-MG, tem enfrentado dias difíceis, antes pela escassez hídrica que castigou a população por cerca de dois meses, agora o principal manancial de abastecimento da cidade, está sofrendo com um grave derramamento de terra que foi descoberto nesta semana.

                O Programa Rota do Crime apresentou nesta Terça-feira (171128) uma reportagem que revelou o real motivo que obrigou a COPASA a interromper o abastecimento de água no município na manhã do último Domingo. 

                A Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais - COPASA chegou a emitir uma nota em seu site, informando que o abastecimento de água na cidade de Paracatu-MG, teria sido interrompido na manhã de Domingo (171126), devido má qualidade da água bruta do Ribeirão Santa Isabel, com inviabilidade de tratamento no momento. 

                Ainda segundo a nota da companhia, técnicos da empresa estava trabalhando para solucionar o problema, para retomar a produção na Estação de Tratamento de Água - ETA

                O caso ganhou uma repercussão muito grande na cidade e voltou a preocupar os moradores de Paracatu, que não entendia o que realmente estava acontecendo. 

                Já na manhã desta Segunda feira (171127) o Radialista Ailton Pinheiro, recebeu uma grave denuncia que uma empresa estava realizando a terraplanagem de cerca de 300 hectares e que esta terra vermelha estava atingido, a Área de Preservação Permanente - APP e sendo levada pela chuva diretamente para o Ribeirão Santa Isabel.

                Diante do grave crime ambiental a polícia do meio ambiente foi acionada e constatou que o desastre estava sendo feito por meio de serviços de desmatamento e terraplanagem realizado pela empresa ‘Solaire Paracatu’ para instalação de placas solares, para a produção de energia elétrica na região.

                Com este serviço realizado pela empresa próximo ao manancial do Ribeirão Santa Isabel, uma grande quantidade de terra vermelha caiu dentro do Santa Isabel, o que causou grande turbidez da água sendo impossível o tratamento da água para o abastecimento do município.

                Os responsáveis pela empresa Solaire Paracatu, disseram aos policias que estavam sabendo do evento e que o fato iniciou na última Sexta-feira (171124) e que nenhum contato ou comunicação foi feito a nenhum órgão responsável.

                A Gerente Regional da COPASA Elenice Loubak, afirmou que o fornecimento de água na cidade foi interrompido baseado no controle de operação da ETA registrado até a noite do dia (171126), onde foi constatado a presença de sólidos que inviabilizaram tecnicamente o tratamento para abastecimento da população.

                Diante do grave crime ambiental, os responsáveis pela empresa Solaire Paracatu, de 40 anos e o Engenheiro Eletricista de 59 anos, foram presos pelos danos ambientais causados em área de preservação permanente

                O problema pode estar ainda longe do fim, já que estamos em período de chuvas, o que pode novamente arrastar ainda mais terra para dentro do Ribeirão Santa Isabel

                Responsáveis pela a empresa “Solaire” foi orientados a tomar medidas emergenciais necessárias para supressão do risco, ou minimizar o impacto ambiental cientificando pelo o órgão ambiental.

                O portal não conseguiu um contato com a assessoria de imprensa da empresa, ou responsáveis para falar sobre o ocorrido.

                Com Informações de
PARACATUNEWS - PARACATU-MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS