A luta da Administração Municipal para ofertar uma melhor saúde pública à população ganhou mais um capítulo.
Nesta Terça-feira (171010), técnicos do Ministério da Saúde - MS passaram o dia inteiro reunidos com gestores municipais, tanto na Secretaria Municipal de Saúde - SESAU, quanto ao Hospital Municipal de Unaí-MG - HMU.
A visita técnica foi uma resposta do ministério a um pedido do prefeito José Gomes Branquinho na busca de recursos para o Hospital Municipal e de melhorias para o setor.
O HMU atende pacientes unaienses e de outros 19 municípios.
Durante a manhã, os técnicos recolheram dados e informações na Secretaria Municipal de Saúde. Na parte da tarde, conheceram a realidade do Hospital Municipal e reuniram dados para elaboração de um relatório.
"Com isso, farão um estudo aprofundado, para achar a melhor forma de incremento dentro da política hospitalar existente no âmbito do Ministério da Saúde. O principal objetivo da Prefeitura é angariar recursos"
Explicou a secretária municipal de saúde: Denise de Oliveira.
Além do aporte de incentivos do Governo Federal na unidade hospitalar unaiense, os técnicos também poderão provocar (via Ministério da Saúde) o Governo de Minas no sentido de garantir para Unaí incrementos no serviço de urgência e emergência, bem como a implementação da rede SAMU e de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo - UTI (adulta) no Hospital Municipal.
Parceria com Hospital Santa Mônica
Antes de receber os técnicos do Ministério da Saúde no gabinete, o prefeito José Gomes Branquinho reuniu-se com o Dr. Durães, do Hospital Santa Mônica, com quem tratou da possibilidade da instalação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI na cidade.
Dr. Durães, juntamente com equipe de consultores, ofereceu à Administração Municipal parceria na qual o município ficaria responsável pelo custeio de cinco leitos de UTI, enquanto a iniciativa privada (capitaneada pelo Santo Mônica) tomaria conta dos outros cinco.
Em Unaí, não existem leitos de UTI.
O serviço mais próximo se encontra em Paracatu-MG.
Se firmada a parceria, segundo Branquinho, os cinco leitos destinados ao poder público poderão ser custeados por Unaí e os municípios vizinhos que precisam do serviço.
As negociações devem avançar.
"Estamos conversando em várias pontas, para buscar melhorar a saúde pública e gastar menos recursos do município.
Temos de transferir um pouco de gasto para o Estado, outro pouco para a União e alguma coisa para o setor privado"
Avalia Branquinho.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável