Ecologia e Meio Ambiente
Tem coisas que são tão simples que, sinceramente, não sei como se tornam tão complicadas ao ponto de não parecerem possíveis.
Plantar flores, arbustos e árvores no local onde se mora e no seu entorno, e depois cuidar destas plantas, é algo que deveria ser tão natural (por ser tão necessário) que deveríamos estranhar quem não o faz!
Esse admirável mundo que construímos e mantemos não cansa de surpreender, com o que tem de bom e ruim...
5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
Entre 05 e 16 de junho de 1972, em Estocolmo - SUÉCIA, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
Essa data foi escolhida em referência ao dia do início da realização dessa conferência e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então muitos consideravam inesgotáveis.
Nesse encontro, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.
Desta forma, a Organização das Nações Unidas - ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais.
Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de árvores e a poluição de rios, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.
Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.
Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso excessivo de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo.
Esses problemas e outros poderiam ser evitados se percebermos a importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
Em razão da importância da conscientização da dimensão do impacto gerado pelas ações da humanidade, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma ocasião que merece bastante destaque no calendário mundial, com ações que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos diários. Nesta data acontecem diversos eventos no mundo todo.
Palestras, campanhas educativas, documentários, peças teatrais, plantios de árvores, limpeza de parques, praças e margens de rios, entre outras atividades, são realizadas com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial. Em alguns países, neste dia ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.
Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Precisamos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual de crescente degradação do planeta.
“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”
(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano - 1972).
Plantando um mundo melhor
05 de junho - Dia Mundial da Ecologia
Juntamente com o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho comemora-se o Dia da Ecologia.
Um ecossistema é formado pela fauna, flora, micro-organismos e pelos componentes físicos do local, que são a atmosfera, o solo e a água.
Os ecossistemas em conjunto formam a cadeia alimentar, uma relação de sobrevivência, em que a base é formada pelos vegetais, que produzem seu próprio alimento, depois pelos animais que se alimentam de outros animais, podendo ser predadores primários, secundários ou terciários e, por último, pelos decompositores.
Atualmente, a Ecologia divide-se em:
Ecologia das espécies;
Ecologia das populações (formadas por organismos da mesma espécie);
Ecologia das comunidades (conjunto de todas as populações);
Ecologia dos ecossistemas.
Poluição da Terra
Poluição do mar
Poluição do ar
Queimada & Destruição
Vivendo em meio ao Meio Ambiente
O que é Ecologia
A Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente.
O termo, usado pela primeira vez em 1866 pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, vem da junção de duas palavras gregas: oikos, que significa casa, e logos, que quer dizer estudo. Assim sendo, ecologia significa o “estudo da casa” ou o “estudo do habitat dos seres vivos”.
Ciência ampla e complexa, a Ecologia preocupa-se com o entendimento do funcionamento de toda a natureza. Assim como vários outros campos de estudo da Biologia, ela não é uma ciência isolada. Para entendê-la, é necessário, por exemplo, conhecer um pouco de evolução, genética, biologia molecular, fisiologia e anatomia.
O que é meio ambiente
O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que existem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e os seres vivos. É composto pelo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural e inclue toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo.
Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
Reciclagem de ideias e atitudes
Com Informações de: HistoriaSylvio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável