PESQUISA NESTE SITE:

21 março 2017

RIACHO FUNDO II-DF - Preso em flagrante no DF por estuprar enteada é solto em audiência de custódia

Homem foi preso na última sexta e solto no dia seguinte após audiência de custódia. Menina de oito anos deixou casa da mãe para morar com o pai e a irmã.

                Um homem de 35 anos preso em flagrante por estuprar a enteada de 8 anos na última Sexta-feira (170317) no Riacho Fundo II, no Distrito Federal, foi solto no dia seguinte após audiência de custódia. 
                Ele cumpre medida cautelar.

                O chefe da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, Wisllei Salomão, disse ao G1 que os abusos aconteciam com frequência e que a vítima sofria ameaças de violência do padrasto. 
                Segundo o Conselho Tutelar, a criança está morando com o pai e a irmã de 17 anos.

                O Tribunal de Justiça e o Ministério Público do DF não se manifestaram. Ambos os órgãos informaram ao G1 que magistrados e promotores não comentam casos que correm em sigilo quando envolvem crianças ou adolescentes.

                O pai da menina disse em entrevista exclusiva ao G1 que foi informado sobre a decisão da audiência de custódia somente nesta Terça-feira (170321), quando esteve no Conselho Tutelar do Riacho Fundo II.

"Cadê o Estatuto da Criança e do Adolescente? Parece que foi rasgado. 
O ato foi consumado, 
o IML comprovou e, na mesma hora, 
a Justiça libera?"

              Segundo ele, a filha passa bem. 

"Eu não tive a coragem de conversar 
com ela sobre o assunto. 
Ela é uma criança. 
Só falei que, a partir de agora, 
a gente [ele e a filha mais velha] ia protegê-la. Também marquei reunião na escola."

              De acordo com uma funcionária que trabalha no Conselho Tutelar há pouco mais de um ano, este é o primeiro caso de prisão em flagrante por estupro em que o agressor é solto. 

"A gente fica chocado 
e entra com as medidas protetivas, 
que é só o que podemos fazer. 
Tirar a criança do local de risco, 
oferecer ajuda psicológica 
e monitorar a situação." 
              A funcionária não quis se identificar.

              O criminalista Joaquim Rodrigues explica que a revogação da prisão ou o "relaxamento" da pena pode ocorrer caso o flagrante tenha sido irregular. 

"A audiência de custódia serve jutamente 
para verificar a legalidade da prisão." 

              O risco às investigações, à ordem pública e à própria vítima também é levado em consideração para decidir sobre a manutenção da prisão preventiva.

              Segundo o advogado, "como o estupro costuma acontecer às escondidas, para caracterizar flagrante é preciso que o crime seja percebido na hora do ato ou logo depois".

Entenda o caso

              O caso foi descoberto porque a criança contou dos abusos para a professora de um projeto social que frequenta, na manhã de Sexta-feira (170317). Segundo o relato à Polícia Civil, ela tinha sido alvo de estupro horas antes. A instituição de ensino acionou o Conselho Tutelar da região e a menina foi encaminhada à unidade policial.

              Psicológos da delegacia conversaram com a criança, que voltou a relatar os crimes. Segundo consta no boletim de ocorrência, “a vítima foi imediatamente ouvida pela Seção de Análise Técnica - SAT à qual pode relatar vários episódios de violência sexual”.
              Um laudo do Instituto Médico Legal - IML atestou a presença de "vestígios do ato libidinoso".

Sem apoio
              Em depoimento, a mãe da criança informou aos polícias que não sabia dos abusos. Segundo o delegado, ela só acreditou na história contada pela própria filha quando viu o resultado dos exames feitos pelo IML.

"É importante que casos assim 
cheguem ao conhecimento da polícia 
o mais rápido possível, 
porque a nossa ação será também mais rápida"
              Diz o delegado.

              Wisllei Salomão disse ainda que, para abusar da menina, o padrasto pedia para o filho do casal, um menino de 7 anos, andar de bicicleta na rua. O suspeito, que trabalha como auxiliar de serviços gerais, foi preso pelo crime de estupro de vulnerável.

              Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS