Equipamento está sendo montado a 1,8 mil metros de altitude em MG.
Ele vai permitir que astrônomos criem mapa com rota exata de lixo espacial.
O telescópio russo que está sendo montado no Laboratório Nacional de Astrofísica - LNA, no Pico dos Dias, em Brazópolis-MG, a 1.800 metros de altitude, vai permitir que os astrônomos criem um mapa com a rota exata dos detritos que rondam o espaço.
Uma equipe de oito russos chegou na semana passada para instalar o equipamento, que será capaz de observar milhares de objetos no espaço. O equipamento deverá começar a operar a partir de março.
"Por um lado nós vamos observar objetos já descobertos no hemisfério norte. Por outro lado, nós vamos tentar descobrir objetos novos não conhecidos. Então, as duas partes se complementam"
Disse o coordenador do projeto, Evgueni Julinksi.
O novo equipamento vai ficar ao lado de outros quatro telescópios brasileiros. O Pico dos Dias é considerado um dos melhores pontos de observação do país. Com esse telescópio, a Rússia vai conseguir registrar pela primeira vez a imagem do espaço no Hemisfério Sul. As informações colhidas serão compartilhadas com astrônomos brasileiros.
"Esse telescópio vai abrir possibilidade de novas parcerias na área de espaço, astronomia e mesmo em outras áreas de tecnologia"
Disse o astrônomo Bruno Castilho.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável