PESQUISA NESTE SITE:

03 setembro 2016

MONTES CLAROS-MG - Campanha contra câncer infanto-juvenil é realizada

Setembro Dourado, no Norte de Minas, é uma iniciativa da Fundação Sara.
Um dos objetivos é reconhecer sinais da doença em crianças.


              A luta contra o câncer não é uma batalha exclusiva dos adultos. Conscientizar e amparar crianças que convivem com esta realidade é uma das missões da Fundação Sara Albuquerque Costa, que tem sede em Montes Claros-MG

              A instituição lança, no decorrer deste mês, a campanha "Setembro Dourado", para dar visibilidade ao câncer na infância e na adolescência. Ações de prevenção e palestras educativas serão intensificadas nas creches, escolas e unidades de saúde.

              Os tipos de câncer mais frequentes na infância e na adolescência são leucemia e no sistema nervoso central. Segundo a cancerologista pediatra, Sabrina Eleutério, reconhecer os sintomas antes que a doença avance pode garantir 90% de chances de cura. 

“Aqui em Montes Claros, a Fundação Sara tem envolvido as escolas, principalmente crianças de um a 10 anos. É preciso instruir os profissionais que trabalham com elas, para que eles ajudem as famílias a reconhecerem os sinais da doença”
              Diz.

              Ela explica que em média 40 casos de câncer infantil são diagnosticados precocemente por ano e curados no Norte de Minas.

“Estamos com trabalho em crescimento. 
Precisamos que mais pessoas falem sobre câncer infantil. 
Para isso, desenvolvemos dois projetos ao longo do ano: diagnóstico precoce e sinais e sintomas. 
Além dos trabalhos nas escolas, procuramos os profissionais de saúde que são linha de frente, deixamos materiais a respeito, para que eles reconheçam os sinais e não confundam o câncer com outras doenças comuns na infância”
              Afirma.

              Nem sempre o diagnóstico é fácil. 
Marcela Trindade, de 12 anos, começou a apresentar sintomas de fraqueza, falta de apetite e palidez, e teve dificuldades para descobrir a doença. A mãe dela conta que a família procurou vários médicos até chegar no diagnóstico correto. 

"Um médico disse, inclusive, que ela tinha anemia, e não investigou o caso como deveria, mesmo ela apresentando hematomas pelo corpo. Até que, no pronto-socorro, uma médica pediu exames de urgência e descobrimos"
              Explica Daniela Trindade, mãe de Marcela.

              Depois de iniciado o tratamento, o preconceito e a maneira como as pessoas olhavam para Marcela incomodou a família. 

"As pessoas são preconceituosas e desinformadas.
A maneira como olhavam para minha filha me irritava, ela não merecia passar por aquilo. 
Resolvi raspar meu cabelo para que as pessoas parassem de olhar daquela maneira, ou pelo menos para dividir com ela aquele peso. 
A informação é muito necessária para que esse comportamento pare. Além disso, para facilitar o diagnóstico de outras crianças"
              Assegura a mãe.

Setembro Dourado
              Para dar início ao mês de conscientização, a campanha "Setembro Dourado" será lançada na próxima terça-feira (160906), no Auditório da Fundação Sara. 
              A ação tem apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação - SESC e outros órgãos que lidam diretamente com o público infantil e juvenil.

              A iniciativa da campanha é da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC e da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE
              As instituições afiliadas, como a Fundação Sara, em Montes Claros, replicam a campanha em suas regiões.

              Mais informações podem ser encontradas no telefone (38) 3214-5500 ou no endereço da Fundação Sara em Montes Claros, que fica na Rua André Luís, 415, Bairro Canelas II.

              Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS