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17 julho 2016

ORNITOLOGIA - Rouxinol-comum (Luscinia megarhynchos)

Rouxinol-comum (Luscinia megarhynchos)


              O Rouxinol, também conhecido como Rouxinol-comum, é um pequeno pássaro, que anteriormente era classificado como um membro da Família Turdidae, mas agora é pertencente à Família dos Muscicapideos que são restritos ao Velho Mundo. Esta espécie, juntamente com outras 3 espécies, compõe o Gênero Luscinia.

              O rouxinol foi catalogado como "Pouco Preocupante" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

              O canto do rouxinol, tem sido descrito como um dos sons mais bonitos na natureza, inspirando canções, contos de fadas, ópera, livros e uma enorme quantidade de poesia.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
CLASSE: Aves
ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Muscicapidae
GÊNERO: Luscinia/Flaba
NOME POPULAR: Rouxinol-comum
NOME CIENTIFICO: Luscinia megarhynchos

VÍDEOS:




DESCRIÇÃO:
               É uma espécie insectívora e migratória, procriando em florestas e moitas na Europa e no sudoeste da Ásia
               A sua distribuição estende-se mais a sul do que o seu parente próximo Luscinia luscinia

               O rouxinol é um pouco menor que o Pisco-de-peito-ruivo, com 15 a 16,5 cm de comprimento. 
               É castanho claro em cima, excepto a cauda ligeiramente avermelhada e branco sujo em baixo.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA:
               Inverna no sul de África
               Pelo menos na Renânia (Alemanha), 

REPRODUÇÃO:
               Nidifica no chão, dentro ou perto de densos arbustos. 

HABITATS:
               O habitat de reprodução dos rouxinóis está de acordo com certo número de parâmetros geográficos. menos de 400 m acima do nível do mar
               A temperatura durante a época de crescimento acima de 14°C, mais de 20 dias/ano em que a temperatura excede 25°C. E precipitação anual menor que 750 mm. índice de aridez inferior a 0.35 longe de dosséis florestais.

DIMORFISMO SEXUAL:
                Os sexos são similares.

VOCALIZAÇÃO:
               O Rouxinol canta geralmente de noite, mas também às vezes durante o dia. 
               Escritores antigos afirmavam que era a fêmea que cantava, quando é de fato o macho a fazê-lo. 

               O canto é muito alto, com uma impressionante variedade de assobios, trinados e grogolejos e é particularmente audível à noite, porque sendo uma ave tímida, poucas aves estão cantando. 

               É por essa razão que o seu nome inclui a palavra "noite" em muitos idiomas. 
               Também por ser tímida, esta espécie esconde-se geralmente no meio de vegetação densa e raramente se deixa ver.

               Apenas os machos sem par cantam regularmente de noite, e o canto noturno serve para atrair uma parceira. 
               O canto de madrugada, um pouco antes do nascer do sol, é assumido como sendo importante na defesa do território da ave. 
               Os rouxinóis cantam ainda mais alto em zonas urbanas, para superarem o ruído de fundo. 
               O traço mais característicos do canto é o seu alto e continuo crescendo ao contrário do seu parente próximo Luscinia luscinia, que tem um canto parecido com o som de alarme de um sapo.

               O rouxinol é um símbolo importante para poetas de várias idades, acabando por assumir uma série de conotações simbólicas. 
               Homero evoca o Rouxinol na Odisseia, sugerindo o mito de Filomela e Progne (onde uma das duas, dependendo da versão do mito, se transforma num rouxinol.
               Este mito é também foco na tragédia de Sófocles, Tereus, onde apenas alguns fragmentos se mantêm.

              Ovídio, também, na sua Metamorfoses, inclui a versão mais popular deste mito, imitado e alterado por outros poetas, incluindo Chrétien de Troyes, Geoffrey Chaucer, John Gower, e George Gascoigne. 

               "The Waste Land" de T.S. Eliot, também evoca o canto do Rouxinol (e o mito de Filomela e Progne).
               Por causa da violência associada ao mito, o canto do Rouxinol foi durante longo tempo associado a um lamento.

               O Rouxinol também tem sido usado como um símbolo dos poetas ou da sua poesia. 
               Os poetas escolheram o Rouxinol como um símbolo por causa da sua música criativa e aparentemente espontânea.

               Aves de Aristófanes e também Calímaco, ambos evocam o canto da ave como uma forma de poesia. Virgílio compara o luto de Orfeu com o "lamento do Rouxinol".

               No soneto "Sonnet 102", Shakespeare compara a sua poesia de amor ao canto do Rouxinol (Filomela): 

"Nosso amor era novo, e, em seguida, na Primavera, Quando eu estava acostumado a saudá-la com a minha disposição; Como Filomela canta no acaso do Verão, E pára de assobiar no crescimento de dias mais maduros:"

               Durante a era do Romantismo o simbolismo da ave voltou de novo a mudar: os poetas viam a ave não apenas como um poeta no seu pleno direito, mas também como "mestre na arte superior que conseguia inspirar qualquer poeta humano".

               Para alguns poetas românticos, o Rouxinol começou a ter mesmo as qualidades de uma musa. Coleridge e Wordsworth viam o Rouxinol como um exemplo singular de criação poética: o Rouxinol tornava-se a voz da natureza. 

               No seu poema "Ode ao Rouxinol", John Keats imagina o Rouxinol como o poeta ideal que alcançou a poesia que Keats ansiava por escrever. Invocando uma concepção semelhante do rouxinol, Percy Bysshe Shelley escreveu no seu "Uma Defesa da Poesia": 

"Um poeta é um rouxinol que se senta na escuridão e canta com doces sons para alegrar a sua própria solidão; os seus ouvintes são como homens encantados com a melodia de um músico invisível, que sentem que estão a ser movidos e suavizados, mas não sabem de onde ou porquê".

FOTOS QUE IDENTIFICAM A ESPÉCIE:



















ORNITOLOGIA - Jisohde - 160717.

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