Conforme a Prefeitura Municipal de Unaí-MG, Região Noroeste de Minas Gerais, quanto a quantidade diária de castração, se for gato, dá pra castrar uns 15 por dia. Se for gata, consegue-se esterilizar de cinco a seis diariamente. No caso de cadelas, uma média de cinco ao dia.
A cirurgia de fêmeas é mais complicada e, portanto, mais demorada.
Já foram mais de 160 cirurgias. No entanto, há mais de 800 cadastros de animais na fila para a operação, fora os que ainda nem foram cadastrados.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente começou a cadastrar os animais no início deste ano. Desde Setembro, o castra-móvel vem sendo utilizado como unidade central para as cirurgias, realizadas diariamente entre 07:00 e 18:00 horas. O veículo, adaptado e equipado para esse tipo de operação, foi adquirido pela Prefeitura Municipal no primeiro semestre deste ano.
O Castra-móvel, que acelerou o número de cirurgias, encontra-se estacionado na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica no Bairro Amaral, logo após a Ponte Abdon da Silva Salgado, sobre o Rio Preto, na Rua Ilda Maria de Jesus, 320, Bairro Amaral.
E em razão da localização, primeira rua à esquerda após a travessia da ponte, os bairros vizinhos são os beneficiados inicialmente. Bairro Água Branca 1, Bairro Água Branca 2, Bairro Terra Nova, Bairro Alvorada, Bairro Mamoeiro, Bairro Santa Clara.
Os moradores desses bairros que desejam castrar seus animais devem entrar em contato com a secretaria, pelo telefone 3676-9501.
Conforme a prefeitura Quando chegaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por volta das 09:30 horas de Quarta-feira (201125), a médica veterinária já havia esterilizado uma cadela e, naquele momento, fazia a castração de uma gata. O veículo foi aberto somente para os registros fotográficos.
Nesta data os serviços cirúrgicos de Castração era exclusivo para as fêmeas.
Esperando com sua gatinha segura nos braços, estava uma adolescente, sentada ao lado do castra-móvel, ela é moradora do Bairro Água Branca 1, e segurava sua gatinha com muito cuidado, pois, alguns já havia escapado das mãos de donos e sumiram na beira do rio.
“Foi o presidente do bairro que nos falou desse castra-móvel aqui”
Afirmou a jovem.
A secretária de Meio Ambiente, Cátia Regina Rocha, disse que estão fazendo contato com as associações dos bairros vizinhos para ajudar nessa divulgação.
Um Castra-móvel fixo, porquê
Se é móvel, por que o veículo não circula pela cidade, indo até os bairros? Por que fica parado na sede da secretaria? Cátia explica que é por questão de funcionalidade (para a médica veterinária, a auxiliar e os servidores) e conforto (para os tutores dos animais).
“Aqui tem água e sombra, energia elétrica, banheiro, cadeiras”
Justificou.
Ela conta que, logo que o Castra-móvel entrou em operação, a secretaria foi obrigada a deslocar motorista e equipe (médica veterinária, auxiliar de veterinária, duas assistentes, ajudante de serviços gerais), para um dia inteiro no Bairro Santa Clara.
“Não funcionou.
Tinham nove cadastrados para a cirurgia naquele dia.
Apenas um foi levado para a castração.
Ou seja, deslocamos uma equipe de profissionais para o bairro, e os donos dos animais não tiveram nem o compromisso de aparecer no horário marcado”
Justifica Cátia.
Ela acrescenta que na área da Secretaria de Meio Ambiente tem espaço à vontade para estacionamento, tem água, banheiro, local pra sentar na sombra, energia elétrica e a atenção do corpo de funcionários, para melhor atender.
No Centro de Controle de Zoonoses
As cirurgias de castração de cães e gatos, porém, não foram iniciadas apenas depois da aquisição do castra-móvel. Já vinham sendo, e ainda são feitas no Centro de Controle de Zoonoses - CCZ. Lá as cirurgias de esterilização dos animais ocorrem às Quintas e Sextas-feira. Uma comodidade para a vida dos moradores dos bairros circunvizinhos, como o Bairro Politécnica, Bairro Cachoeira, e Bairro Primavera.
Em breve, as cirurgias deixarão de ser feitas no Centro de Controle de Zoonoses, que ficará exclusivamente para atender a sua função principal: fazer frente às zoonoses, doenças transmitidas pelos animais aos humanos.
Com a desativação das cirurgias no Centro, a Administração Municipal aguarda a entrada em ação das parcerias, que entraram em modo de espera, em função da pandemia: a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM auxiliará o município com seu hospital veterinário; e a Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí - FACISA poderá auxiliar nas operações que serão planejadas para os distritos do município de Unaí, especialmente aos Sábados e Domingos.
Castra-móvel do Estado
A Administração Municipal espera, ainda, um apoio extra do Estado, para auxiliar no controle da população de cães e gatos. O Estado de Minas Gerais, por meio do Ministério Público, poderá disponibilizar um castra-móvel, do Estado, para operações no município.
Será uma importante ação, segundo Cátia Regina, para apoiar a Prefeitura nas cirurgias que precisam ser disponibilizadas para a zona rural de Unaí.
O plano da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para 2021 é aumentar a base cadastral de animais a serem esterilizados e realizar o maior número de cirurgias possível, visando ao melhor controle populacional de cães e gatos em todo o município.
Com Informações de:
PMU - UNAÍ-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável