O produto da carga era ácido sulfúrico, 40%. Nesta concentração é conhecido como "água de bateria". altamente poluente e corrosiva.
Um caminhão carregado de ácido sulfúrico colidiu no guarda-corpo da ponte sobre o Rio Tijuco, sentido Uberlândia-MG, por volta das 05:00 horas desta Quarta-feira (201125), na BR-050, Km 134, Zona Rural Oeste de Uberaba-MG.
O veículo estava carregado com 7.000 litros de ácido sulfúrico, que se espalharam pela pista, e acabou por atingir o curso d'água.
Uma equipe especializada em emergências ambientais foi acionada que compareceu no local. Foi feito um dique que conteve certa quantidade que não atingiu o rio.
São vários "bags" que caíram do veículo e vazaram.
Uma vítima, o motorista do caminhão, foi atendida pela equipe médica da concessionária que administra o trecho. Ela dispensou o transporte até o hospital.
Há risco de corrosão dos pneus do veículo, por isso os militares estão providenciando a limpeza da pista.
O produto é o ácido sulfúrico 40%.
Nesta concentração é conhecido como "água de bateria".
O ponto do acidente está a cerca de 20 Km de Uberaba.
Segundo informações, a quantidade do produto que atingiu o rio não tem potencial para comprometer captação d'água em Uberaba ou Uberlândia.
Pode haver mortandade de peixes, o que será monitorado pelos órgãos ambientais.
O tráfico no local foi interrompido parcialmente por aproximadamente 01:30 horas, para maior segurança dos trabalhos e equipe. O trânsito estava fluindo em meia pista.
Para o trabalho de retirada dos "bags" esta interrupção provavelmente voltará a ocorrer, mas não se tem ainda previsão de horário. A expectativa é que ainda seja ao longo desta tarde.
O militares estão aguardando a empresa contratada pela transportadora para fazer o transbordo, recolher a terra contaminada e demais procedimentos finais. A via foi liberada!
O local ficou sob os cuidados da Polícia Federal e da Concessionária Eco O50.
Apenas para conhecimento
Nestas emergências, há uma divisão de tarefas e atribuições para uma gestão harmônica e bem-sucedida do atendimento e resolução da situação.
Bombeiros (socorro à vida, contenção do dano ambiental, preservação da segurança).
Corporações Policiais (perícia, verificação de licenças, habilitação, bafômetro se necessário, Notas Fiscais, etc)
Núcleo de Emergências Ambientais - NEA da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (reparação de danos ambientais, multa, etc).
Concessionária do trecho da via (apoio à todas as demandas dos órgãos públicos, dentre as quais, o controle de tráfego, sinalização, informação ao público, etc).
Transportadora (custos da empresa contratada para a operação, além de outras responsabilidades).
Com Informações de:
CBMMG - UBERABA-MG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável