Está chegando uma época perfeita para lançar sondas e rovers em direção ao Planeta Vermelho. O evento astronômico, onde ocorre uma maior aproximação da Terra com Marte, acontece a cada 780 dias e é visto como o momento ideal na busca por vida extraterrestre.
Proximidade entre o Planeta Vermelho e a Terra
Até o momento, existem 3 missões em andamento para aterrissarem no solo marciano. No entanto, a sonda ExoMars, da Agência Espacial Europeia - ESA, não faz parte da disputa deste ano. Ao que tudo indica, a proposta é que ela seja lançada novamente na rota marciana apenas em 2022, data na qual ocorrerá a próxima reaproximação entre os planetas.
Os cálculos feitos revelam que neste ano de 2020 os dois planetas estarão mais próximos entre si no dia 6 de Outubro, às 14 horas. A distância estimada em que se encontrará ambos os planetas é de 62.000.000 Km. Para os amantes da astronomia, esse raio pode até ser diminuto, no entanto, jamais será comparado ao que aconteceu no ano de 2003.
Há 17 anos, ocorria mais uma reaproximação entre o Planeta Terra e Marte. Porém, esse teve um marco especial na história pois foi um evento onde os astros estavam separados por uma distância de apenas 55.700.00 de quilômetros. Porém, ainda no mês de Outubro, ocorrerá o alinhamento entre o Sol, a Terra e o Planeta Vermelho, no dia 13.
Como localizar Marte no céu?
À medida que os dois astros se aproximam, maior a facilidade em avistar o planeta vermelho. No entanto, como é possível identificar o brilho de um planeta com o de uma estrela? Bom, tudo é uma questão de prática e entender o posicionamento dos astros.
No último dia 28 de Agosto, foi uma data que o astro estava facilmente identificável no horizonte. Liberando uma luminosidade bastante visível, poderá ser visualizado ao lado da constelação de Peixes. Entretanto, para quem perdeu essa data, a próxima acontecerá no dia 24 de Setembro.
Identificando o planeta
Portanto, será mais simples de identificar o planeta vermelho mesmo em meio a tanta luminosidade proveniente das estrelas. Uma vez que, atualmente, o astro vermelho estará exibindo um brilho maior que o de Júpiter, sendo calculado em uma magnitude de 1,7. Assim, o ponto mais intenso que aparecer no céu durante a noite de 24 de Setembro será identificado como Marte.
Cada vez que se aproxima um pouco mais da Terra, mais fácil se torna a sua identificação, uma vez que seu brilho será mais intenso, passando a ideia de estar cada vez maior devido à proximidade. Seja a olho nu ou com a ajuda de algum aparelho, como o telescópio ou um binóculo. Para ter uma experiencia visual completa, o recomendado é utilizar algum instrumento.
Assim, será possível conseguir ver o planeta de forma mais detalhada e fazer diversas fotos. Um outro evento astronômico envolvendo Marte é a sua conjunção com o nosso satélite natural, a Lua. Então, esse episódio irá acontecer durante uma noite de Outubro, mais precisamente no dia 3. Para observar ambos os eventos, é preciso que, durante à noite, o céu de onde você está observando esteja livre de nuvens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável