Unidade emergencial está sendo montada no Hospital Veterinário do Instituto Federal do Norte de Minas; segundo a Prefeitura, as adaptações são feitas com recurso próprio e com doações.
Um hospital de campanha com cerca de 80 leitos está sendo estruturado para atender pacientes com sintomas leves de Coronavírus em Salinas-MG, no Norte de Minas.
A Unidade vai funcionar no Hospital Veterinário do Instituto Federal do Norte de Minas, inaugurado em Março deste ano.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Marlúcia de Fátima Maia, as adaptações estão sendo feitas com recurso do município e com doações da própria população.
“Estamos providenciando os materiais que serão utilizados como colchões, roupas de cama e suporte para soro. Vamos preparar toda a estrutura e depois, solicitar junto ao Estado a habilitação como hospital de campanha para recebermos recursos do Governo”.
Além da estrutura física, as camas que serão utilizadas nos leitos também foram cedidas pelo Instituto Federal.
“O alojamento que recebe os estudantes de outros municípios foi reestruturado e passou a ter camas fixas de alvenaria. Agora, as antigas beliches estão sendo reformadas para usar no hospital “
Informou o chefe de gabinete do IFNMG, Rafael Correia de Oliveira.
A expectativa é de que a Unidade emergencial comece a funcionar até o fim do mês de Abril para atender pacientes com ou sem encaminhamento.
Todos os profissionais de saúde do município estão sendo capacitados desde médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, farmacêuticos e assistente social.
“As capacitações estão acontecendo três vezes ao dia e estamos fazendo um cronograma para capacitar profissionais de outros municípios jurisdicionados a região de Salinas. Inicialmente, vamos trabalhar com a equipe que já temos, mas se houver necessidade, outros profissionais serão contratados”
Disse a Secretária de Saúde.
UTI
O Hospital Municipal de Salinas conta com cinco leitos com estrutura de UTI preparados para receber pacientes em estado grave de Coronavírus.
De acordo com a Secretária de Saúde, Marlúcia de Fátima Maia, o município aguarda o envio de equipamentos do Estado para aumentar esse número.
“O Estado fez um mapeamento das cidades que tinham estrutura para habilitar leitos de UTI e Salinas está preparada para acolher mais 10 leitos. Fizemos um plano de contingência e solicitamos o pleito ao Estado, e estamos aguardando”.
Vinte e sete casos suspeitos foram notificados pelo município, um óbito está em investigação e 153 pacientes estão sendo monitorados.
Os dados foram divulgados na manhã desta Segunda-feira (200413).
Barreiras sanitárias
Várias medidas para minimizar os riscos de transmissão foram adotadas e o município foi um dos primeiros da região a instalar barreiras sanitárias.
As ações começaram no dia 19 de Março e 640 pessoas que vieram de outras regiões foram notificadas. Os profissionais de saúde anotam os dados e acompanham todos que apresentam sintomas.
“Toda a administração está voltada para as ações de combate ao coronavírus e as barreiras tem sido importantes para termos um controle de quem chega no município.
As pessoas que apresentam sintomas leves são obrigadas a cumprirem a quarentena e são monitoradas pelas equipes de saúde da família. Já os casos mais graves, são encaminhados ao hospital”
Informou a Secretária de Saúde.
Hospital Veterinário
De acordo com o chefe de gabinete do IFNMG em Salinas, Rafael Correia de Oliveira, o Hospital Veterinário começou a ser construído há 5 anos e foi inaugurado no dia 4 de Março deste ano. O espaço com mais de 4.000 metros quadrados fica nas dependências do Campus.
“O hospital é um dos mais modernos do interior do país e foi construído para atender o curso de medicina veterinária e a população. A Unidade funcionou por pouco tempo durante período de aula e ainda estávamos nos adequando para atender o público, através de uma parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico - FADETEC”.
Ainda segundo ele, foi celebrado um acordo de cooperação com a Prefeitura para uso da estrutura física como hospital de campanha.
“As duas instituições tem uma parceria importante e o IFNMG criou um comitê de enfrentamento ao Coronavírus e estamos trabalhando nesse sentido.
Fizemos uma chamada pública e repassamos todo alimento não perecível para o setor de assistência social da Prefeitura e também doamos álcool, luvas e máscaras”
Destacou o chefe de gabinete.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável