PESQUISA NESTE SITE:

14 março 2020

MONTES CLAROS-MG - Prefeitura decreta situação de emergência e cria gabinete de crise devido ao Coronavírus

Município teve um caso suspeito, que já foi considerado descartado. Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, também estabeleceu portaria com recomendações.


                 A Prefeitura de Montes Claros-MG decretou estado de emergência no município e criou um gabinete de crise para tratar de questões relacionadas ao Coronavírus. O decreto 4.001 consta no Diário do Município deste Sábado (200314). A Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES também estabeleceu portaria com recomendações.

                 O município destaca que as medidas de enfrentamento ao vírus estão sendo tomadas em função do “reconhecimento de pandemia, pela Organização Mundial de Saúde - OMS, em virtude de doença infecciosa vira respiratória Covid-19
                 O gabinete de crise foi nomeado Centro de Operações de Emergência em Saúde e fica sob coordenação da Secretaria de Saúde.

                 Entre as determinações estão a restrição do contato entre servidores e com o público, que deve ocorrer a uma distância mínima de um metro e meio. As restrições não são aplicáveis aos contatos pessoais entre alunos e professores e entre os trabalhadores da Saúde com os usuários do Sistema Único de Saúde.

                 Foi proibido também o compartilhamento de talheres e copos, podem ser usados apenas utensílios descartáveis ou previamente higienizados. Os servidores responsáveis pela limpeza das instalações públicas devem se implementar esforços para manter as condições de higiene das instalações.

                 Ainda segundo o decreto, os funcionários ficam ainda autorizados a realizarem teletrabalho, essa opção precisa ser autorizada pelos secretários municipais.

                 Se os trabalhadores apresentarem sintomas relacionados ao coronavírus, já serão enquadrados nos casos suspeitos. Para quem estiver nessa situação, não será exigido o comparecimento físico para perícia médica, desde haja apresentação de atestado médico, que passará por homologação administrativa.

Outras determinações previstas no decreto

                 Realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas, tratamentos médicos específicos.

Estudo ou investigação epidemiológica

                 Requisição de bens ou serviços de pessoas naturais e jurídicas, aos serviços de saúde e de fornecimento de medicamentos e equipamentos, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa.

Unimontes também faz recomendações

                 A Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES divulgou neste Sábado (200314) uma portaria com as algumas medida preventivas que estão sendo tomadas em função do Coronavírus
                 Um comitê de crise também foi criado.

                 Entre as medidas estão a suspensão de eventos acadêmicos, com público superior a 100 pessoas, e das vistas em grupo ao Museu Regional do Norte de Minas.

“As atividades de sala de aula e de pesquisa, com grupos menores de pessoas, estão mantidas, mas, dentro da recomendação específica do Ministério da Saúde para as instituições de ensino, os coordenadores podem trabalhar com a possibilidade de utilizar o ensino a distância”
                 Diz nota da universidade.

                 Em relação ao ambiente administrativo, deve ser evitado o contato físico com pessoas que apresentarem os sintomas respiratórios, incluindo apertos de mão e abraços.

“E no âmbito do Hospital Universitário Clemente de Faria [da UNIMONTES], fica estabelecida a maior vigilância dos agentes de saúde no recebimento de casos suspeitos e também no convívio diário entre servidores e demais pacientes, redobrando as medidas de assepsia e de redução dos riscos de infecção”
                 Destaca o comunicado no site da UNIMONTES.

Caso descartado

                 No dia 200306, a Secretaria de Saúde de Montes Claros-MG confirmou que o único caso suspeito de Coronavírus que estava em investigação foi descartado.

                 As autoridades monitoravam a situação de um rapaz de 18 anos, que apresentava sintomas leves de infecção respiratória. Ele retornou da Itália em 17 de Fevereiro e passou pelos aeroportos de Roma, Turim e Milão. Por conta dos sintomas e do trajeto feito pelo jovem, os órgãos de saúde notificaram o caso ao Estado, que comunicou o fato ao Ministério da Saúde.

                 Segundo a Prefeitura de Montes Claros, após ser atendido, o rapaz foi submetido a exames, remetidos à Fundação Ezequiel Dias. Em seguida, foi liberado para isolamento domiciliar e ficou sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica Municipal.

                 Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS