Meta do Instituto Mineiro de Agropecuária é vacinar 98% do rebanho; vacinação é exigência do mercado internacional, que valoriza e aumenta a qualidade da carne de exportação.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa segue até o próximo dia 31 de Maio. Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária - IMA, 2.400.000 de animais devem ser imunizados no Norte de Minas.
Faltando menos de dez dias para o fim do prazo, menos de 30% dos produtores declaram o rebanho vacinado junto ao IMA. Nesta primeira etapa, serão vacinados todos os animais a partir de um dia de nascido.
"Nossa meta é vacinar 98% do rebanho, como no ano passado. Até o momento, 680.000 doses da vacina foram adquiridas. Então, o produtor tem de se apressar, tanto para a vacinação quanto para a declaração do rebanho"
Reforçou o coordenador regional do Instituto, Marco Túlio Pelaquim.
Este ano, a dose da vacina foi diminuída de 5 ml para 2 ml, mas o coordenador garante que a eficiência continua a mesma.
"Esta é uma exigência do mercado internacional, que valoriza e aumenta a qualidade da carne de exportação.
A medida também evita prejuízos para os produtores com a redução dos edemas nos animais. Apesar do vírus ter sido retirado da vacina, os animais estão sendo imunizados adequadamente"
Explicou.
A meta da retirada total da vacina no Brasil é 2021.
O último caso da doença registrado no Norte de Minas foi em 1996; em 2018, a meta de imunização foi atingida.
"Quem deixa de vacinar e declarar, não consegue comercializar os animais e fica totalmente impedido de qualquer transação comercial"
Detalhou Marco Túlio.
Prazo para declaração
A partir do dia da vacinação, o produtor tem até dez dias para efetuar a declaração pelo portal do produtor ou em algum posto de atendimento do IMA. Para a declaração, basta apresentar nota fiscal da vacina. A multa pra quem perder o prazo da vacina é de quase noventa reais por cabeça e, para quem não declara, em torno de R$15,00.
Os criadores podem comprar as vacinas em uma revendedora autorizada ou loja de produtos agropecuários devidamente cadastradas.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável