PESQUISA NESTE SITE:

26 novembro 2018

UNAÍ-MG - O caos de bairros e ruas depois de um dia de chuvas fortes

As Fortes chuvas do final de Semana e Domingo alagaram a cidade de Unaí. Diversos pontos de alagamentos foram detectados. Uma mulher foi levada pelas enxurradas (vídeo).

               Nesta Segunda-feira (181126), a cidade polo do Noroeste de Minas, Unaí-MG, amanhece com rastros das muitas chuvas, que caíram neste domingo, causando inundações e outros danos pela cidade.

               Tivemos um domingo com muitas chuvas, muitos alagamentos, pessoas inquietas e carregadas de preocupações, ao ver as águas se aproximando de suas residências, alagamentos de ruas e diversos outros problemas.

               Os Bairros mais baixos, e próximos ao Rio Preto foram os que mais sofreram pelas enxurradas e enchentes, como o Bairro Jacilândia, Bairro Itapuã, Loteamento Zé Pedro, Bairro Politécnica e Loteamento Chácaras do Rio Preto. Estas localidades foram tomadas por inundações, alagamentos com tantas enxurradas que acumularam nas ruas.

               Houve caso até de uma mulher que, ao tentar salvar a motocicleta de seu filho, acabou sendo levada pelas enxurradas por vários metros, até conseguir escapar graças a ajuda de moradores ao conseguir escapar das correntezas segurando em um veículo que se encontrava estacionado. Ela foi levada por aproximadamente 150 metros pela correnteza. (Vídeo abaixo).


               Além dos bairros referidos, os demais também foi alagado por enchentes, como é destaque, do Bairro Cidade Nova, um bairro alto, porém, com linha de percurso de passagem d'água, onde foi loteado e construído, sem o devido preparo fluvial, não dando prioridades para as águas, na cabeceira do Córrego Canabrava, no Loteamento Amazonas. A canalização para tantas águas que passam pela localidade é insuficiente, causando alagamentos e risco para os moradores da região.


Rede de Esgoto

               A rede de esgoto juntamente com a canalização para água fluvial não comportaram o volume das águas escoadas e se romperam, derramando e inundando ruas e avenidas, causando sério transtorno e riscos para transeuntes destas localidades.

               Foto mostra bueiros jorrando água no meio da rua no Bairro Cachoeira, e uma tubulação de esgoto, recentemente denunciada pelo Vereador Petrônio Nego Rocha, novamente é apresentado pelo nobre vereador, como obra mal acabada e que voltou a jorrar o esgoto que escorre para rede fluvial jogando direto no rio Preto, visto ao fundo, a menos de 100 metros.



Loteamento Chácaras do Rio Preto

                Um bairro pouco conhecido da população, que fica a dois quilômetros da sede municipal, em um recanto entre o Rio Preto e a Serra do Taquaril, Região Leste da cidade, foi gravemente atingida pelas chuvas deste final de semana, alagando ruas e invadindo residências, causando desespero aos moradores do Bairro, deixando-os praticamente ilhados sem poder sair de casa.
                O vereador Petrônio juntamente com Ilton Viera estiveram visitando o local neste domingo, por volta das 16:00 horas, porém não conseguiram adentrar totalmente no bairro devido as ruas estar tomadas de águas, com profundidade tão elevadas que impossibilitaram trafegar com o veículo.

                Conforme nota emitida pela Defesa Civil neste domingo, por volta das 19:30 horas, era de que, somente na manhã do domingo, o volume de água teria sido de 51 mm de chuvas, e que nas últimas 24 horas, as chuvas ultrapassaram os 120 mm.

                As recomendações em caso de emergências, seria que as vítimas de alagamentos solicitasse o Corpo de Bombeiros, pelo 193.


Unaienses
Fotos: Ilton Vieira
Vídeo:  vereador Petrônio Nego Rocha (Whats)
Texto e edição: Jisohde - 181126.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS