A estiagem já dura mais de três meses no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. De acordo com o INMET, chuva deve chegar nos próximos dias, mas será insuficiente.
A estiagem que atinge o Norte de Minas Gerais e os Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri fez com que 107 cidades decretassem situação de emergência, segundo balanço divulgado nesta Segunda-feira (181015) pela Defesa Civil Estadual.
Não chove na região há mais de três meses, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.
Onze municípios atendidos pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA foram obrigados a implementar rodízios de abastecimento de água.
São eles:
Águas Vermelhas-MG,
Arcos-MG,
Campo Azul-MG,
Campos Gerais-MG,
Capitão Enéas-MG,
Divisa Alegre-MG,
Fernandes Tourinho-MG,
Pedra Azul-MG,
Sardoá-MG,
Taiobeiras-MG,
Tumiritinga-MG,
A frente fria que se aproxima do estado e vem causando chuva na Região Central de Minas Gerais deve chegar no Norte e nos Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha nos próximos dias.
Porém, não será suficiente para aliviar o problema.
Segundo o INMET, a situação só deve melhorar a partir de Novembro.
O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 83 municípios mineiros. As últimas cidades a serem incluídas nesta lista foram Jequitinhonha-MG e Comercinho-MG.
A medida permite que a União destine recursos para iniciativas de abastecimento como caminhões-pipa e implantação de adutoras.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável