Militares do Corpo de Bombeiros deslocaram para a região na manhã desta Quinta-feira (180906). Nascente foi revitalizada há menos de um ano por voluntários.
O Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários combatem um incêndio na Serra do Cabral desde a manhã desta Quinta-feira (180906), Francisco Dumont-MG.
De acordo com o presidente do Instituto Serra do Cabral, existe a suspeita do fogo ter sido criminoso; um boletim de ocorrência será registrado para a continuidade das investigações. Até o momento, a estimativa é que 100 hectares de veredas já foram queimadas, incluindo a nascente Roda D'água, protegida durante um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SEMAR.
"Já tem uns 20 dias que a região sofre com focos de incêndio, já que o combate é muito difícil. Além do tempo seco, os ventos fortes, também faltam recursos.
A situação é muito triste porque o fogo está atingindo principalmente nascentes e veredas, como as de Vargem do Chico e Vargem da Forquilha Pequena; todas são afluentes do Rio jequitaí.
A Roda D'água, por exemplo, está com o entorno todo queimado"
Explicou Genésio Fonseca.
Em alguns locais, as chamas atingem mais de três metros de altura. A preocupação dos voluntários também é com os povoados que dependem da água da Serra do Cabral para o abastecimento.
"A nascente Roda D'água deságua no córrego Diamante e chega à comunidade de Buriti Grande, com aproximadamente 170 moradores. É duro dizer, mas o Povoado do Buriti Grande está ameaçado de ficar sem água"
Lamentou o presidente do Instituto.
De acordo com os bombeiros, três militares estão no local e combatem ao fogo de forma direta, com bombas costais e ferramentas como enxada, foice e facão.
Apenas no final do dia será possível fazer um balanço da atuação do combate as chamas.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável