Medida faz parte das ações de racionamento adotadas no município durante período de estiagem.
Está temporariamente suspenso o funcionamento do chafariz da Praça São Vicente Férrer em Formiga-MG.
A informação, divulgada pela Prefeitura nesta Sexta-feira (180914), foi justificada em razão do período de estiagem que o município enfrenta.
Ainda segundo o Executivo, a medida faz parte das ações de racionamento adotadas pela administração e deve durar até que volte a chover no município.
Na Quarta-feira (180912), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Formiga emitiu um alerta pedindo que a população da cidade economize água.
Em nota, o órgão informou que está monitorando a vazão de água na estação de tratamento da cidade desde a última chuva registrada, em Agosto, e que o nível de água no reservatório responsável pelo abastecimento é considerado baixo.
No documento divulgado, o diretor do SAAE, Flávio Passos, informou que há risco de racionamento.
“O nível está baixo, por isso pedimos para a população refletir sobre seus hábitos de consumo de água e se conscientizar de que a água será um bem que não estará disponível em abundância e a qualquer hora do dia.
Caso o reservatório continue apresentando redução gradativa no seu nível de água, adotaremos medidas provisórias, como o rodízio de água em racionamento progressivo”
Ressaltou.
Poços artesianos
Em Julho deste ano, o SAAE anunciou que começaria a construir cinco novos poços artesianos na cidade para garantir o abastecimento de água no município durante o período de estiagem.
Ainda conforme o SAAE, está previsto, para até o fim deste ano, a construção de mais seis poços artesianos no município.
Em Setembro de 2017 o Município decretou estado de emergência, quando o nível do Rio Formiga ficou 60% abaixo do considerado adequado.
Um mês antes, em Agosto, os moradores já enfrentavam racionamento.
Estiagem e alerta
Em Julho, o G1 registrou que não chovia há dois meses no Centro-Oeste de Minas e a estiagem já prejudicava produtores rurais.
Além de Formiga-MG, a situação também é de alerta em Carmo do Cajuru-MG.
No último dia 4, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas - IGAM decretou estado de restrição de uso no reservatório da cidade.
A represa de Furnas, cujo lago banha alguns municípios da região, também opera com baixo nível.
Dados do Operador Nacional de Sistema Elétrico - ONS apontaram que a represa opera com apenas 21,95% de sua capacidade total.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável