PESQUISA NESTE SITE:

24 novembro 2017

JANAÚBA-MG - Liminar determina bloqueio de R$2.000.000,00 em bens de ex-prefeito e ex-secretários

Segundo ação do Ministério Público, a administração municipal na época agiu para demitir a direção do Hospital Regional na cidade, contrária a seus interesses.

                O Ministério Público de Minas Gerais divulgou nesta Sexta-feira (171124) uma liminar que determina o bloqueio de bens e imóveis do ex-prefeito de Janaúba-MG, Yuji Yamada, de dois ex-secretários e de dois conselheiros do Hospital Regional da cidade. 

                A decisão do juiz Ériton José Sant’Ana Magalhães, da 1ª Vara da Comarca de Janaúba, foi baseada em uma Ação Civil Pública do Ministério Público.

                De acordo com a ação, a administração municipal na época agiu para demitir a direção da instituição, contrária a seus interesses, e para atrapalhar o repasse de recursos à entidade. 

“Com isso, tentaram submeter a autonomia do hospital às vontades do Poder Executivo”
                Afirma trecho da Ação Civil Pública.

                A ação afirma que na época, o diretor-geral e duas diretoras do hospital foram demitidas e impedidas de entrar em seus locais de trabalho. As demissões foram revistas após uma recomendação do MP, que alertou o município sobre o estatuto do hospital, lembrando que apenas o conselho curador da instituição teria autoridade para demitir os diretores.

                O MP afirma ainda na ação que a administração pública passou a retaliar a direção do hospital evitando o repasse de verbas. 

                Devido à situação financeira, o hospital passou a atender apenas casos de urgência e emergência. O MP completa afirmando que o bloqueio dos R$2.000.000,00 são para ressarcir os cofres públicos de Janaúba-MG e para pagar os danos morais coletivos que os gestores públicos teriam causado à população do município.

                O G1 tentou falar com o ex-prefeito, que é proprietário de uma empresa que atua no ramo de exportação de frutas em Janaúba, mas a secretária dele não soube falar sobre o caso e nem informar quem seriam os advogados responsáveis neste processo. 
                Os outros citados na ação não foram localizados.

                Com Informações de: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável

JISOHDE FOTOGRAFIAS

JISOHDE FOTOGRAFIAS