Azemar Cardoso assumiu cargo interinamente neste Domingo (170101). Prefeito mais votado não teve contagem validada pela Justiça Eleitoral.
Azemar Cardoso assumiu o cargo de prefeito interinamente |
O município de Guaraciama-MG, no Norte de Minas, não deu posse ao prefeito eleito nas eleições de 2016 por causa de problemas com a Justiça Eleitoral.
Na cidade, de quase cinco mil habitantes, quem assumiu o comando da prefeitura interinamente foi o presidente da Câmara, escolhido neste Domingo (170101) após a posse dos vereadores.
Azemar Cardoso de Oliveira (PSL) afirma que não esperava ser o gestor municipal.
“Isso não estava previsto.
Isto foi uma consequência do resultado das urnas”
Explica.
O problema foi gerado após uma das chapas concorrentes ser indeferida. Com recurso, a coligação Unidos Pelo Progresso de Guaraciama disputou as eleições.
A coligação tinha como candidato a prefeito Francisco Adevaldo Soares (DEM) e como vice Carlúcio Veloso (PMDB).
Francisco Adevaldo teve as contas de outros mandatos rejeitadas pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais. Ele também tem condenações por improbidade administrativa, por fraudes em obras e por problemas em licitações.
Ao todo, 2.229 eleitores votaram na chapa, mas os votos não foram contabilizados até o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral - TSE.
O outro candidato na cidade, Filomeno Afonso Figueiredo (PSDB), que tentou a reeleição, obteve 1.946 votos, mas também não pode assumir até a decisão da Justiça.
Na manhã desta Segunda-feira (170102), o prefeito interino se reuniu com o prefeito que deixa o cargo, para o processo de transição.
“A gente espera que a Justiça decida pelo cumprimento da lei. Se for por nova eleição, temos que concordar. Se for para que eu retorne ao cargo, eu também estarei mais uma vez ocupando o cargo de prefeito procurando trabalhar a favor do povo de Guaraciama”
Diz Figueiredo.
Além de Guaraciama, as cidades de Ibiracatu-MG, Campo Azul-MG e Santa Cruz de Salinas-MG também não tiveram os prefeitos mais votados tomando posse. O G1 tentou contato com as prefeituras e Câmaras Municipais destas cidades para confirmar quem assumiu a gestão municipal, mas ninguém atendeu às ligações.
Com Informações de: G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável