Trigueirão (Emberiza calandra)
O Trigueirão é um pequeno Passeriforme da Família Fringillidae, que juntamente com outras quarenta e duas espécies compõe o Gênero Emberiza.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
CLASSE: Aves,
ORDEM: Passeriformes,
FAMÍLIA: Fringillidae,
GÊNERO: Emberiza,
NOME POPULAR: Trigueirão;
NOME CIENTÍFICO: Emberiza calandra
DESCRIÇÃO:
Este é um Trigueirão incomum porque os sexos parecem semelhantes na plumagem, embora os machos são aproximadamente 20% maiores que as fêmeas.
Este grande e volumoso é uma espécie que chega a 16-19 centímetros de comprimento, com plumagens similares tanto para o sexo masculino e feminino, e não tem as cores do sexo masculino vistosas, especialmente na cabeça, comum no Gênero Emberiza.
Ambos os sexos tem algo como as Cotovias, com estrias castanho-acinzentado acima, e abaixo são de cores mais esbranquiçadas.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA:
Distribui-se pela Europa (a sul do paralelo 55º), pelo Norte de África e pela Ásia.
Em Portugal é uma ave comum que pode ser observada durante todo o ano.
Pode ser encontrado através de Cazaquistão.
É principalmente residente, mas algumas aves de regiões mais frias da Europa Central e Ásia migrando para o sul no inverno.
HABITATS:
O Trigueirão uma ave de zonas abertas, que surge associada principalmente a habitats agrícolas.
VOCALIZAÇÃO:
Na Primavera os machos fazem ouvir o seu canto, geralmente emitido a partir de um ponto alto.
A canção do macho é um som metálico repetitivo, geralmente comparado a molhos de chaves barulhentas, que é dado a partir de um arbusto alto, de um poste ou de um fio da rede elétrica ou de fios telefônicos.
DIETA ALIMENTAR:
O seu alimento natural consiste em sementes e, quando jovens sua alimentação básica é de insetos.
REPRODUÇÃO:
O ninho é construído no solo, por entre as ervas.
Os machos defendem territórios na época de reprodução e pode ser polígamos, com até três fêmeas para cada macho reprodutor.
A proporção populacional entre os sexos é geralmente de 1:1, o que significa que alguns machos permanecem solteiros durante uma estação.
Os machos desempenham apenas um pequeno papel no cuidado parental; eles não estão envolvidos na construção do ninho ou incubação, e só se alimentam os filhotes quando eles são mais da metade crescido.
O ninho é feito de grama, bem alinhado com o cabelo ou grama, e normalmente é construído no chão. O tamanho médio da embreagem é quatro ovos, mas normalmente varia de três a cinco, ocasionalmente seis ovos.
CONSERVAÇÃO:
Na Inglaterra, a organização ambiental do governo Natural England oferece bolsas para a implementação de medidas para a conservação desta espécie, sob o Regime da administração ambiental.
FOTOS QUE IDENTIFICAM A ESPÉCIE:
ORNITOLOGIA - Jisohde - 160806.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável