O asteroide Bennu, que cruza a órbita da Terra uma vez a cada seis anos, pode causar problemas no planeta em 2135, quando passará entre a Lua e a Terra.
A preocupação dos cientistas é de que a rocha espacial de 500 metros sofra com a gravidade da Terra e colida com o planeta no final do século.
De acordo com a publicação para o Sunday Times, o professor de Ciência Planetária, da Universidade de Arizona, Dante Lauretta, diz que é difícil prever quais serão os próximos passos entre a Terra e a Lua e como isso irá afetar a órbita de Bennu, mas que a possibilidade de uma colisão, não pode ser descartada.
“Nós estimamos a chance de impacto
em cerca de um em 2.700 entre os anos de 2175 e 2196“
Contou o professor.
Bennu viaja em torno do Sol a uma velocidade média de 63.000 mph e uma colisão com a Terra seria equivalente ao impacto de 3 milhões de toneladas de explosivos.
A NASA, envia em setembro a nave espacial OSRIS-Rex para analisar a superfície do asteroide. A chegada da nave em Bennu será em 2018, ela passará um ano coletando amostras da rocha e voltará à Terra em 2023.
Se bem-sucedida, essa será a primeira missão em que uma nave visita um asteroide e volta para a Terra.
Na viagem, os estudiosos também vão analisar os blocos de construção da vida, através dos minerais abaixo da superfície do asteroide.
Com Informações de: JC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável