Durante esses últimos cinco meses de 2020, a Pandemia tem atuado sobre a cidade de Unaí-MG. Neste Sábado (200801), inicia-se mais um mês, com esperanças de que os números sejam inferiores ao mês Julho.
Tudo começou por volta do dia 23 de Março.
Dia 22 de março, até então nenhuma pessoa infectada, nenhum paciente Covid-19, nenhum suspeito. No Domingo, 22 de Março de 2020, Denise de Oliveira, em Nota disse:
"Até este momento não existe notificação de Covid-19 em Unaí-MG.
A prefeitura monitora em casa pacientes com sintomas similares, que podem ser de quaisquer doenças, resfriado, por exemplo.
Esses pacientes monitorados são aqueles que não preencheram os requisitos do Protocolo para GRS liberar o kit de exame Covid-19."
Denise Oliveira
Secretaria da Saúde de Unaí, às 20 horas, desse Domingo 22/3/2020.
O Inicio da Pandemia.
Foi no dia 23 de Março que foi emitido o primeiro Boletim Pandemiológico (veja a seguir), que apresentava três campos de dados:
Pessoas sendo Monitorados: 7 Suspeitos: 0 Casos Confirmados: 0
O UNAIENSES considerou, a partir desta data devido ao numero de pessoas monitoradas, seja de suspeitos, por essa razão eram monitoradas, e se notarmos os boletins seguintes, esses dados foram corrigidos, como foi apresentado em 26 de Março, como:
Casos Suspeitos: 8 Casos Confirmados: 1
Óbitos Confirmados: 0
O boletim estava sendo gerado, e divulgado todos os dias úteis, com novos dados e sempre progressivos. No dia 27 de março, o Boletim oficial ganha mais um campo de dados: o dos Casos de Descartados.
Casos Suspeitos: 38 Caso Confirmado: 1 Casos Descartados: 12 Óbitos Confirmados: 00
O mês de Março, encerrado com o Boletim de 31 de março com os resultados seguintes: Do dia 22 sem nenhum caso suspeito, para os 105 Casos suspeitos, foram em questão de poucos dias, a saber: nove dias.
Casos Suspeitos: 105
Caso Confirmado: 1 Casos Descartados: 16 Óbitos Confirmados: 00Casos Suspeitos: 105
Assim seguiu o mês de Abril, os dados crescentes, e no dia 28, o boletim já apresentou mais um campo de dados, o dos Casos Curados, já com dois casos, como mostra abaixo:
Casos Suspeitos: 286 Casos Confirmados: 3 Casos Descartados: 65
Casos Curados: 02
Óbitos Confirmados: 00
Óbitos Confirmados: 00
Por fim, concluindo o mês, o Boletim apresentava, em 30 de Abril, o seguinte quadro de dados, para os cinco casos da Pandemia em Unaí-MG:
Casos Suspeitos: 296
Casos Confirmados: 8 Casos Descartados: 69
Casos Curados: 02
Óbitos Confirmados: 00
Óbitos Confirmados: 00
No dia 21 de Maio o Boletim sofre modificações em seu design, recebendo cores padronizadas, reorganizadas continuando com o padrão de 05 campo de dados dos Casos anteriores. Sendo corrigido no dia 22, se adequando ao modelo que melhor adequava para os casos da pandemia, sofrendo mais outras modificações na sequencia e ordem, nos dias seguintes.
Nesta data, (dia 22) os Casos já apresentava os seguintes dados:
Casos Suspeitos: 455 Casos Confirmado: 24 Casos Descartados: 145
Casos Curados: 16
Óbitos Confirmados: 00
Óbitos Confirmados: 00
O Mês de maio fecha na Sexta-feira (200529), com os seguintes dados:
Casos Suspeitos: 690 Casos Confirmado: 203 Casos Descartados: 168
Casos Curados: 52
Óbitos Confirmados: 00
Óbitos Confirmados: 00
No dia 09 de Junho o Boletim apresenta um quadro com outras informações: NOVOS CASOS, onde apresentava idade, sexo e sintomas para cada novo caso confirmado Positivo, mas como esses Casos aumentaram muito, chegando ao absurdo de 140 Casos Positivos em um único dia, sofreu modificações, em IDADE. Como se vemos abaixo:
E os números sempre progredindo de forma assustadora...
No dia 19 de Junho foi constatado o primeiro caso de Óbito, que abalou todos os profissionais de Saúde, prefeito e demais da imprensa, que não queriam aceitar o Caso, inclusive não registrando o caso, senão somente na Quarta-feira da semana seguinte.
Houve uma movimentação nas redes sociais muito grande, quando o Unaienses divulgou o óbito da mulher que foi encaminhada para Patos de Minas-MG, e la, progrediu para óbito no dia 19 de Junho.
A própria Prefeitura emitiu Nota, que poderá ser lida também, a matéria na íntegra - AQUI.
Nota da Prefeitura
"Com relação a comentários que passaram a circular na manhã deste sábado, 20/6, nas redes sociais em Unaí, sobre o óbito de uma senhora residente em nossa cidade, que estava hospitalizada em Patos de Minas. Solicitamos que, em respeito ao momento de dor porque passa a família enlutada, possamos nos abster de comentários e especulações sobre o caso nas redes sociais.
No final da tarde da próxima segunda-feira, 22/6/2020, após a Secretaria da Saúde obter informações junto ao órgão de Saúde do Estado, GRS; ou mesmo com o Hospital em Patos de Minas, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, manifestará sobre o caso".
Na segunda-feira não houve divulgação, como prometido, e somente no Boletim da Quarta-feira (200624), que o primeiro óbito saiu no Boletim do dia.
Confira abaixo.
O Mês de Junho termina com o Boletim seguinte, emitido em 30 de Junho, com os seguintes dados:
Casos Suspeitos: 1.517 Casos Confirmado: 417 Casos Descartados: 224
Casos Curados: 325
Óbitos Confirmados: 01
Óbitos Confirmados: 01
Já o mês de Julho terminou com o Último Boletim emitido nesta última Sexta-feira (200731), com os seguintes dados:
Casos Suspeitos: 5.300 Casos Confirmado: 1.200 Casos Descartados: 389
Casos Curados: 954
Óbitos Confirmados: 19*(20).
Óbitos Confirmados: 19*(20).
Observação: O número de óbitos, foi alterado ás 23:00 horas, no finalzinho de Julho, com mais um óbito, sendo o resultado final, para Julho, de 20 óbitos.
Sobre esse óbito não divulgado no boletim, a Prefeitura Municipal emitiu uma Nota, divulgando seu falecimento, confira abaixo:
NOTA
Com pesar, informamos que, infelizmente o quadro de uma paciente em tratamento para Covid-19, na UTI Intenselife no Hospital Santa Mônica, evoluiu para o óbito.
Mulher, 77 anos, residia em Unaí.
Comorbidade: Cardiopatia e Hipertensão.
Data de falecimento: 31/7/2020.
Assessoria de Comunicação,
Prefeitura de Unaí.
Desta forma, o mês de Julho chega ao fim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!
Seu nome e sua cidade são indispensável